Coluna Estância Velha
Estância Velha agora terá abrigo para mulheres vítimas de violência
Estância Velha tem mais um incremento na proteção às mulheres vítimas de violência. A adesão ao convênio do Centro Regional de Abrigamento das Mulheres Vítimas de Violência, com certeza vai beneficiar e muito a nossa cidade. Agora em casos de extremo risco, as vítimas podem ser encaminhadas para esta casa (em local ignorado), com toda a assistência necessária, tanto emocional, quanto de reconstrução da vida.
MULHERES
Aliás, o município já tem a Delegacia da Mulher e o Centro de Referência da Mulher, duas excelentes conquistas desta administração. Tem também o COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores. Nada como viver numa cidade onde as mulheres são pessoas com iniciativa, e se preocupam com suas semelhantes. Parabéns Estância Velha.
SAÚDE
Falando sobre o caso da pessoa aguardando cirurgia há quase 20 dias. Sempre vamos achar que a responsabilidade é do nosso município. Gostaríamos que fosse assim. Mas, precisamos entender como funciona a saúde pública, com todas as suas dificuldades, que atinge todo o nosso País. Pode criticar à vontade, mas a verdade é que a referências para cada especialidade é uma orientação e está sob a coordenação do Governo do Estado. Foi-se o tempo, que o município tinha como investir em algumas especialidades, e atender por aqui mesmo, as demandas mais simples. As coisas, infelizmente, mudaram. Hoje o nosso município e a maioria dos municípios do Brasil, dependem integralmente das estruturas montadas pelo SUS.
OUVIDORIA
Pouca gente usa, talvez até por falta de conhecimento, então divulgo aqui as vias de contato com a ouvidoria do Hospital Municipal Getúlio Vargas. As reclamações devem ser feitas através destes contatos, ou a administração da saúde, muitas vezes nem sabe do que se trata. Então, as reclamações, sugestões ou até elogios, podem ser feitos através do e-mail [email protected], pessoalmente no hospital ou pelo telefone 3198-8010, de segunda a sexta-feira das 8 ao meio dia.
“FAZIDOS”
Tem muita gente de olho numa vaguinha na Câmara de Vereadores. Mas quando a gente pergunta, todo mundo fica se fazendo de desentendido. “Ainda não sei, ainda não penso nisso”. Só rindo mesmo, que mentira. Quem quer ser já tem o plano traçado. Quem já esteve ou está lá, fica com medo de dizer que quer se reeleger e ouvir críticas. Quem nunca chegou lá fica criticando os vereadores numa demonstração explícita de que pensam “se eu estivesse lá faria melhor”. Vamos lá pessoal, coloquem seus nomes à disposição. A propaganda é a alma do negócio.
MAJORITÁRIA
Para prefeito é um pouco mais complicado. Não basta querer, tem um partido que tem que aprovar. E ainda tem as benditas pesquisas, que podem influenciar qualquer decisão, por mais convicta que seja.