Coluna Estância Velha
Estância Velha comemora 60 anos
Sobre a coligação que eu projetei aqui entre três partidos, parece que alguns ficaram bem contentes com a possibilidade. Ainda não vou divulgar quais os partidos para não atrapalhar “minhas investigações” (hahaha), mas, que deu muito o que falar, com especulações, isso deu.
COMEMORAÇÕES
Sessenta anos de um município é uma marca muito importante. Apesar disso, achei a programação fraca, ou no mínimo mal divulgada. Até sexta-feira eu ainda estava recebendo telefonemas perguntando sobre a programação de aniversário. Outras festas do município receberam maior visibilidade. Igualmente, penso sobre o aniversário de 80 anos do Hospital Getúlio Vargas, cerimônia modesta para uma data tão especial. Parece que as comemorações ficaram mais na rede social e na solenidade de domingo a tarde, no PAM, intitulada “abertura oficial das comemorações dos 60 anos de emancipação”. Ao meu ver as comemorações iniciaram na segunda-feira, dia 2, com atividades nas escolas.
IGREJAS
Me surpreendeu a ausência, na solenidade de aniversário, de algum representante da Igreja Católica, já que representantes da Igreja Evangélica se fizeram presentes. Normalmente, numa solenidade tão importante a presença de todas as igrejas era de costume. Será que não foram convidados? Se não foram, porquê? E se foram convidados porque não compareceram?
FOGO SIMBÓLICO
Os estancienses estavam acostumados com a guarda do Fogo Simbólico na praça, no Centro, com toda pompa que merece. Este ano esteve nas escolas. Só chegou na Praça 1º de Maio, no sábado.
CANCELADO
E para completar a ausência de comemorações maiores e com maior visibilidade, a chuva atrapalhou o Desfile Cívico. Imagino que muitas homenagens estavam programadas pelas escolas, mas foi cancelado. Isso mesmo, não vai acontecer. Em outros tempos se transferia o desfile.
DOMINGO MOVIMENTADO
É bem verdade que o domingo esteve muito movimentado. O tempo ajudou e a Praça 1º de Maio recebeu um bom público, mas sejamos sinceros, isso não é novidade. Estância Velha já demonstrou em outras oportunidades, que gosta da sua praça e costuma frequentar aos domingos.
CONSELHO TUTELAR
Uma das candidatas a conselheira tutelar, que teve a candidatura cassada, me falou na sexta-feira, que a sua defesa está muito consistente, inclusive apontando muitas falhas, tanto no edital, quanto na denúncia e na resolução da cassação. Ela acredita que a decisão da cassação seja revogada, e ela possa voltar a fazer a sua campanha para uma das vagas ao Conselho Tutelar. Vamos aguardar.