Colunistas
Esteio foi o primeiro município do país a montar um projeto de Liberdade Econômica
Por lá, no primeiro mês em que a lei está em vigor, o aumento de novas empresas foi mais de 32%. A comparação foi feita pela Prefeitura. Quando entrevistei o prefeito Leonardo Pascoal, ele trouxe mais um dado interessante: para a realização da Expointer, no ano passado, a administração precisou conceder mais de 400 alvarás para comerciantes do parque. Com a nova lei, este ano, não precisou. A lei prevê, principalmente, que empreendimentos de baixo risco não precisam de alvará para abrir por 60 dias. Em Esteio, o projeto foi aprovado por unanimidade.
AQUI TEM
Tudo que é bom, se copia. A frase é do prefeito de Ivoti. Ele ligou para o prefeito Leonardo e procurou saber um pouco mais desse projeto. Segundo a administração, são mais de 300 atividades econômicas que serão beneficiadas. Entre elas, estão cabeleireiros, costureiras, comércio varejista e atacadista de vários tipos, instituições de ensino, escritórios, consultórios na área de saúde, fabricação de itens que não sejam perigosos, entre outros.
FISCALIZAÇÃO
Outra medida envolve a fiscalização. Primeiramente, o proprietário será orientado sobre as leis que precisam ser seguidas. Em seguida, se for necessário, será notificado. A partir disso, o empreendedor terá 30 dias para se atualizar. Depois desses prazos, se o estabelecimento não estiver regularizado, aí sim será multado. Quero lembrar que tudo envolve questões de baixo risco, ou seja, de casos menores de fiscalização. O projeto segue tramitando na Câmara.
POR MAIS CHURRASCOS
Tivemos, no mês passado, três churrascos para celebrar a pavimentação de ruas. Alguns internautas até comentaram nas redes sociais do Diário que não entenderam a celebração. Eu entendi e compreendi. Para quem viveu 30 anos em meio a poeira, ter uma rua bonita e pavimentada é motivo sim para celebrar. Para quem lavava roupa e logo ela sujava, ter a melhoria é razão para fazer um churrasco. Anos e anos diversos moradores aguentaram a poeira. Reclamavam, mas só recebiam promessa e mais promessa. Agora, com o projeto de Pavimentação Comunitária, conseguiram a tão sonhada rua bonita e sem pó. Então, caros moradores, façam churrasco, celebrações, eventos e a festa que quiserem. A vida é curta demais para ficarmos reclamando de tudo e todos.
A IMAGEM DO PREFEITO
Desde que assumiu o governo em 2017, o prefeito Martin não havia recebido tanta pressão contrária. Ele não se posicionou sobre o Plano Diretor e recebeu diversas críticas por isso. Viu a Câmara de Vereadores tomar as rédeas de algo que ele poderia, ao menos, ter demonstrado o que achava. A cobrança é de que ele nem ao menos disse o que achava bom ou ruim das mudanças do Plano. Se isso pode manchar sua imagem em uma possível candidatura à reeleição: ah, pode sim. Porém, o prefeito fez mais coisas boas do que ruins. Uma delas é o cuidado com o dinheiro público. Neste ano, por exemplo, a Prefeitura deve fechar as contas no azul, ou seja, sem déficit. Ano passado foi assim também. Claro, sem a ajuda da Kelly, a secretária, nada disso seria possível. Precisamos valorizar isso, já que Ivoti teve virada de ano que a dívida beirava os R$ 2 milhões. Mas, como o povo não é bobo e não esquece, toda a (falta de) ação, tem uma reação!