Coluna Dois Irmãos
Eventos do fim de semana e comentários sobre Collares e Jair Soares
– Neste domingo teremos o Encontro de Carros Antigos no Parque Romeo Wolf. Se chover, será transferido.
– Falando em chuva, no sábado teremos o desfile cívico de Morro Reuter, se não chover. Vale a pena assistir, afinal, teremos o batalhão do Exército e a Banda da Brigada. É desfile com o civismo de antigamente!
– Este é o último ‘findi’ do buffet de sopas do Klaus, depois, só no inverno que vem.
COLLARES E SOARES
– No Túnel do Tempo de ontem o Diário publicou uma foto do artista plástico Peruano com o ex-governador Alceu Collares. Entretanto, na legenda, em vez de Collares, saiu Jair Soares. O erro foi meu! Normalmente não sou eu que faço o Túnel do Tempo, e, justamente quando o fiz, cometi esta gafe. Eu sei, às vezes, a gente se confunde, que isso faz parte, mas, convenhamos, não tem como confundir Jair Soares (governador de 1983 a 87 pelo PDS) e Alceu Collares (governador de 1991 a 95 pelo PDT).
– Tudo bem, assim como o H. Perea tinha esta foto com o Collares, que publicamos, ele também tem com o Jair Soares, quando participou de um evento que lhe homenageou aqui na Santa Cecília, nos tempos do prefeito Romeo Wolf. Mas isso não justifica meu erro!
– Já ouvimos dizer que não dominamos a mente, mas, no caso, não dominei meus dedos, pois sabia que era o Collares, mas escrevi Soares, vislumbrando a imagem do Collares na minha mente. Aliás, já reparou que, quando nos referimos a alguém, a imagem da pessoa (ou da coisa) aparece em nossa mente? Já fez o teste? Então, não pense, por exemplo, em um carro vermelho! Agora, não pense em um elefante. Viu, você pensou…
– Nas últimas décadas, conheci todos os ex-ocupantes do Piratini e não poderia ter cometido este equívoco, mas… Inclusive, faz tempo que não ouvia falar do Jair Soares, mas, naquele dia por três vezes ouvi falar do Collares. Uma vez foi o Peruano, outra vez foi em uma conversa à tarde quando elogiaram a educação nos tempos do Collares e do Brizola, e, por fim, o Ciro Gomes falou dele à noite, na entrevista do Jornal Nacional, quando disse que o Rio Grande tem metade do efetivo policial hoje, do que tinha nos tempos do Collares. Então, sem mais delongas, vamos ao assunto que me fez escrever este artigo: desculpas por este erro primário e deixo claro que a gafe foi minha (se não escrevesse aqui, muitos nem saberiam deste erro), mas, acho que está na hora de assumirmos quando pisamos na bola.
– Me desculpem por ter me alongado no assunto, afinal, o erro foi de três linhas e já escrevi quase uma coluna inteira de errata, da qual, peço desculpas (eis o motivo). Aliás, este é o tipo de “erro bom” (se isso existe) de cometer, afinal, é um erro que todos vêem, pois não tem como confundir Collares com Soares, então, é óbvio que ninguém vai repassar a informação errada para a frente.
– Mudando de assunto, já que nos despedimos de agosto hoje e em agosto temos o Dia de Santa Rosa de Lima, finalizamos com a mensagem positiva do dia desta que foi a primeira santa nativa da América e é a padroeira do Peru: “Cristo é a minha força, a oração é meu baluarte, a fé é meu escudo”. Aí relembramos a frase bíblica, que muitos palestrantes e escritores tanto enfocam (inclusive alguns charlatões): “Tudo o que pedires com fé, se acreditar, receberás”.