Colunistas

Falta d’água atinge localidades e Centro

04/04/2018 - 11h00min

Com a queima de três motores, aconteceu a falta de água no Centro e em duas localidades, no Rincão da Serra e no Canto Schons – cujo poço também abastece uma parte da região central. Segundo o prefeito Henrique Petry, o que ocorreu foi uma situação atípica. Ele destaca o empenho da equipe da Secretaria de Obras, com o acompanhamento dele próprio no sábado à noite, em busca da solucionar o problema.

ROTA ROMÂNTICA

O prefeito Henrique Petry e o coordenador do Departamento de Turismo de Linha Nova, Cristian Albers, participaram da assembleia da Associação dos Municípios da Rota Romântica, na quarta-feira, dia 28 de março. O encontro foi na Acinp, em Nova Petrópolis. Objetivo dos representantes dos municípios foi discutir as metas e ações de 2018 e eleger a nova diretoria, sendo reeleito para presidente Claudio José Weber. O secretário estadual da Cultura e Turismo, Victor Hugo Alves da Silva, oito prefeitos, entre outras autoridades, marcaram presença. Linha nova detém o selo de Berço das Cervejarias do Rio Grande do Sul, e aumenta o interesse que a marca seja divulgada.

INTERESSE REGIONAL

Demandas de interesse regional, como o polo regional cervejeiro, por exemplo, são discussões pautadas nas reuniões do grupo. A implantação de um projeto relacionado ao “cicloturismo” é uma outra ideia que objetiva desenvolver o turismo nos municípios da região. Aumentam a cada dia os grupos de pessoas interessadas nos passeios ciclísticos pelo interior. Além do exercício em si, respirar o ar puro é uma maneira de sair do estresse diário das cidades maiores. Melhorias na sinalização e nas estradas é um outro assunto colocado em foco. Reforçar a segurança pública também é um anseio dos prefeitos que integram a rota.

PARCERIAS E VISITAS

Projetando o restante do ano, o presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica também lançou a ideia de futuras parcerias com a Romantische Strasse, através da irmandade entre Nova Petrópolis e Füssen, a visita técnica para a Serra da Estrela em Portugal, e abriu assunto para avaliação do ingresso ou não de mais cidades da região na entidade.

PERDAS COM AS CHUVAS

A grita dos produtores de hortaliças já é grande com o excesso de chuvas e com a umidade. Não existe um cálculo preciso das perdas, mas os produtores de brócolis, couve-flor e repolho são os que contabilizam mais prejuízos, e não podem mexer no solo para novos plantios até que tudo esteja bem seco.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário