Colunistas

Falta de luz ainda é um problema. Você sabia que morador de Herval se elegeu prefeito em Dois Irmãos?

15/01/2021 - 07h47min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

PICANTES DO TEEWALD

Muita gente ainda sem luz, pra variar, por conta da ventania na segunda-feira. Ficar sem luz por conta de temporal é uma coisa, mas ficar três a quatro dias aí já é demais! Estamos no século 21, a luz elétrica foi inventada em 1879! Não tem explicação!

HISTÓRIA

– Você sabia que dois prefeitos de Dois Irmãos saíram aqui do Teewald? O 1º prefeito dois-irmonense, Justino Vier, nasceu aqui no casarão onde é o museu, na Laurindo Vier. Já não morava no Herval, diferente do Walter Fleck, que era morador daqui quando se elegeu prefeito lá.

– E de São José do Herval também saiu um prefeito de Dois Irmãos. Léo Klauck foi eleito morando em São José. Afora isso tivemos muitos que foram vereadores por Dois Irmãos, mas vamos deixar pra semana que vem. Quem tiver sugestão, basta enviar…

VOLTAS

Por falar em história, olha as voltas que o mundo dá. Estava vendo um jornal de julho de 2014 e encontrei isso: “Dois vereadores, Gilnei (PT) e Fabi (PMDB) tiraram licença da Câmara. Quem assumiu foi Orlando Schneider e Ivonei Listkovski, já que o suplente Raflis Weber (PTB) não quis assumir”.

Achei curioso isso pela mudança que ocorreu em seis anos. Gilnei agora é do MDB e está em 2º mandato de vice-prefeito, Fabi não concorreu mais, Necha está voltando à Câmara, não como suplente, mas eleito, enquanto Ivonei mudou do PTB para o PSB e ficou suplente de novo. Raflis fez 131 votos, não se elegeu.

POLICIAL

A Polícia Civil agiu rápido e está concluindo o inquérito da morte no rio em Padre Eterno. Aliás, o Teewald é um dos municípios mais calmos da redondeza. Mas…

Alguns crimes deixam a gente assustado, mesmo que eles não refletem a realidade do lugar. Mas veja: semana passada, um morto a pedradas. Há 15 anos, filhos mataram o pai com motosserra no antigo lixão da Marcondes. Há quatro anos, um morador da Boa Vista foi morto com 23 facadas. Aliás, ontem fizemos notícia no Diário impresso sobre estes casos.

RÁPIDAS

– Como será o fim da pandemia sem o Salão Wiest?

– Garup assumiu de ecônomo na Sociedade Herval. O cargo de presidente continua vago.

– Vanderlei Zimmer está assumindo um cargo nas Obras para trabalhar com o Chilo.

– O presidente da Câmara, Diego, avisou que não tem previsão de sessão extra.

– Algum outro suplente assumirá na Câmara em fevereiro ou março?

– Gervásio avisa que tem brinquedos com horários disponíveis para alugar e alegrar as férias do seu filho.

– O filho do João Schaumloeffel, o Marco Aurélio, se formou doutor em Linguística pela Universidade de Barbados. Parabéns!

– A Prefeitura de Gramado refez o asfalto ligando a Serra Grande até a Várzea. Estrada muito usada por hervalenses, inclusive. Parabéns!

– Está bem boa a “estrada da Pedreira”, que liga o Padre Eterno Alto até a estrada da Renânia/Serra Grande. É um atalho e tanto!

– Como está o movimento nos balneários, cascatas e na beira dos rios em janeiro?

– Como está o início de ano no comércio? Começou bem?

– Qual seria hoje a empresa mais antiga do Teewald?

– A mensagem positiva do dia: “Já que não podemos mudar a vida, vamos deixar com que ela nos mude. Aproveite os momentos difíceis para crescer”, padre Fábio de Melo.

Sair da versão mobile