Coluna Dois Irmãos
Falta sinalização indicando que dá para ir a Gramado via Rota Romântica. Vamos instalar novas placas?
Gramado é o segundo destino turístico mais visitado do Brasil pelo TripAdvisor. Não lembro se perdeu apenas para as Cataratas de Foz ou para o Rio. Se não me engano foi o Rio. E todo mundo quer tirar uma casquinha dos milhares de turistas que desembarcam no Salgado Filho e vão para a Serra, entretanto, quem vem pela BR-116 vai ver que a imensa maioria da sinalização indica o caminho via Taquara e Igrejinha.
ANTIGA
A reclamação é bem antiga. Muito! Dias atrás o colunista de Nova Petrópolis, Francis, fez um comentário interessante acerca do assunto, o qual repercutimos na Começo. Um cliente, inclusive, comentou que não tinha nenhuma placa na BR indicando que também dá para ir a Gramado por aqui.
EX
Então, como iríamos abordar o assunto posteriormente, o ex-prefeito Renato Dexheimer nos telefonou e informou que há uma placa, sim, indicando Gramado via BR-116, estrategicamente colocada como a última “de lá para cá”. Segundo ele, não tinha placa alguma, então, em 2007, ele foi até o engenheiro do DNIT, Pitta, que deu autorização, desde que não fosse o DNIT que pagasse. O ex-prefeito comentou que a placa ‘foi bancada’ por cinco municípios, só não lembra se foi via Associação da Rota Romântica ou não, e que uma empresa de Dois Irmãos a confeccionou.
“CAÍDA”
Fomos conferir ‘in loco’, e, de fato, existe uma placa lá. Mas está “meio caída”. Até que durou, afinal, é de 2007. Então, podemos concluir duas coisas. A primeira, é que, se já em 2007 o DNIT não tinha grana, então, imagina agora. E a segunda é que, se quisermos ter nova sinalização lá e mais efetiva, os prefeitos atuais (ou próximos) precisam “se coçar”, como fizeram Renato, Sabá, Lui, Augustinho e outros.
NÃO QUER CALAR
– Então, se a sinalização é escassa é porque ninguém se mexeu mais de lá para cá. Esperar pelo DNIT é o mesmo que esperar inundação no deserto de Dubai!
– Vamos fazer um movimento para nova sinalização no trecho? E não temos só a Rota Romântica agora, temos o Vale Germânico, que precisa de ação para mostrar que valeu a pena sua criação. Sabe como é, sem ação efetiva, fica-se apenas na teoria, e se ficar só no papel e em fotos, não tem razão de existir associação alguma. E não estamos falando apenas de entidades de turismo…
– A conversa com o ex-prefeito foi bacana, pois nos lembrou do surgimento da Rota Romântica, que foi um jantar aqui em Dois Irmãos, no extinto Restaurante Stoffel. Mas isso será assunto para outra oportunidade, quando pretendemos deixar uma provocação…
REFLEXÃO
– Adianta disputarmos placas com Taquara e Igrejinha se o turista continuar “só passando” e indo gastar em Gramado? A disputa deve ser em oferecer “motivos mais contundentes” para ele não só passar por aqui, mas parar e gastar seu dinheiro…
– A mensagem positiva do dia, da internet: “Não fale de preço antes do seu cliente entender o valor do que você vende”. Sábias palavras! Aliás, você sabe a diferença de “preço” e “valor”?