Colunistas

Ficar entre os 100 melhores municípios do Brasil não é pouca coisa

02/07/2018 - 11h00min

Olha, devemos reconhecer que apesar dos apesar ainda aparecemos bem quando se trata de algum estudo que mede índices sobre diversos aspectos de um município. No caso o que foi divulgado semana passada é o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Firjan é a Federação da Indústria do Rio de Janeiro, que desenvolve o estudo anualmente. O estudo leva em consideração o emprego e renda, a educação e a saúde, estes três componentes. O período analisado é o ano de 2016. E olha que Ivoti apareceu bem na foto. Ficamos em 18º lugar no Estado e em 100º lugar no Brasil. Portanto, Ivoti aparece nos 100 mais dos 5.500 municípios do Brasil. Não é pouca coisa. Aparecer nos 100 top do Brasil é um feito, embora se saiba que podia ser melhor. Bastava nossos administradores fazerem uma gestão um pouco melhor e podíamos estar entre os 10 melhores municípios do Brasil.

18

No Estado, Ivoti aparece em 18º lugar entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Por aqui só perdemos para Picada Café. Alguém há de chegar a seguinte conclusão: pô, o cara só mete pau nos nossos administradores e Ivoti está tão bem na foto. É verdade que esta coluna se ocupa de criticar o que está errado e elogiar o que está certo. Se não fosse assim não faria sentido algum a existência da coluna. Se é para ficar babando o ovo das administrações municipais mesmo não sendo o caso então é melhor fazer outra coisa. Esta coluna já contribuiu muito com nossas administrações, pois todos sabem da sua abrangência. Talvez seja por isso mesmo que estamos tão bem colocados. Porque, me desculpem, não tivemos bons gestores nas últimas décadas. É que a administração da coisa pública no Brasil virou um caso de polícia de um modo geral. O resultado do estudo da Firjan tem que ter alguém do 1o ao 5.500o lugar. E nos destacamos entre os piores porque todos são ruins. Se compararmos nossos índices de emprego e renda, educação e saúde com municípios de outros países íamos tomar um laço daqueles. Portanto, estamos bem num nivelamento por baixo. De qualquer sorte não deixa de ter seu mérito. No contexto em que nos encontramos estamos bem. Ficar em 18o lugar no Estado e entre os 100 melhores municípios do Brasil é de dar orgulho para nós. Nem por isso devemos dar o devido mérito para os gestores públicos porque eles fazem coisas que são de arrepiar.

ESTUDO

Mas voltemos ao estudo. Ivoti se destacou na educação e saúde, mas não no emprego e renda. É que nossa educação vai vem, mas uma pergunta tem que ser feita: a que custo? Gastamos os olhos da cara na educação, o que não quer dizer que isto é necessário para educar bem nossas crianças. Nossa educação pode ser boa ou até ótima, mas com um custo muito menor. Desperdiçar dinheiro não quer dizer excelência naquilo em que se gasta. Os Estados Unidos, por exemplo, fazem muito mais com o mesmo orçamento que é destinado no Brasil para a educação. Os números aqui no Brasil são de arrepiar. De cada real investido na educação, chega na sala de aula apenas uma migalha. O resto se perde no meio do caminho. Ivoti poderia ter o mesmo nível de ensino, mas gastando bem menos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário