Coluna Dois Irmãos

Furtaram janelas dos fundos do hospital: quem “levou” foi um funcionário da Prefeitura. E isso é mais comum que se imagina

23/07/2018 - 11h00min

– O episódio do furto de janelas da obra nos fundos do hospital seria cômico se não fosse trágico. Foi o assunto do final de semana. Virou piada. Mas é um assunto bem triste, e logo abaixo explicarei porquê!
– Para quem não está por dentro, o que aconteceu foi mais ou menos o seguinte: nas obras do novo Postão (ou emergência) nos fundos do hospital, retiraram as janelas antigas e deixaram paradas ali do lado. Mas elas anoiteceram e não amanheceram. Mas como alguém entra de caminhão dentro de um terreno da Prefeitura e carrega janelas com tanta câmera de vigilância pelas redondezas? Que ousadia! Que cara de pau!
– O secretário de Saúde, Afonso Bastian, foi na DP e fez ocorrência policial sobre o furto. No frigir dos ovos, as janelas tinham sido roubadas (ou melhor, “levadas”, fica menos feio dizer assim) por um funcionário da própria Prefeitura.
– Não é que ele seja “o bom ladrão” das histórias, ele apenas pegou as janelas que deve ter achado que “iriam fora” e levou para casa. Mas, com a repercussão da notícia no site do Diário, o zum-zum foi forte e o dito cujo foi lá e devolveu as janelas.

NÃO QUER CALAR

– A pergunta que está na boca do povo é: como é que janelas de um prédio público são “levadas” de caminhão e ninguém vê?
– A pergunta que está na boca do povo: e se não tivesse dado este “auê” todo na internet pela notícia do Diário, ou se o Afonso não tivesse feito ocorrência, “ficaria por isso”?
– E mais: com tantas câmeras de vigilância na cidade, certamente isso viria à tona, então…

REFLEXÃO

– É claro que 99% dos quase 1 mil funcionários da Prefeitura são pessoas de ilibada conduta. Aliás, talvez 99,9%! Mas “aquele 1%” (como diz a música), o que não fez ao longo de tantos anos com janelas e outras “coisas” públicas que “achavam que não seriam mais úteis”?
– Aí quinta alguém perguntou: quantas janelas da Prefeitura já não desapareceram em quase 60 anos de município?
– E mais três “reflexõezinhas”: só falta acharem que o culpado ainda seja o Afonso, por ter se precipitado. Ora, ele fez o que era certo, parabéns a ele!
– Segundo: dou os parabéns ao “ladrão das Obras” que furtou (ou “pegou” por engano) as janelas, contratando um caminhãozinho com o dinheiro dele. Pior se tivesse furtado as janelas com um caminhão da Prefeitura. Mas ele se lascou, pagou caminhão para roubar – ops, levar – e pagou para devolver!
– E, terceiro: adivinhem se daqui pra frente vai ter mais destes casos. Claro que não! E não porque ninguém mais vai “pegar” nada, mas, sim, porque caso alguma janela ou qualquer ferramenta ou coisa sumir, ninguém mais vai dar um pio pra não ficar feio! Aposto!
– Ah, para fechar: levaram janelas que foram pagas pelas irmãs, pois foi a congregação que construiu aquilo lá. Que desrespeito!
– Mas sabe o que é pior? É que isso é normal por aí afora! Tem vários casos parecidos em vários municípios! Mas eu acredito que as Prefeituras estão fechando o cerco. Tomara! E amanhã eu falo mais disso, aguarde…
– Para finalizar, a mensagem positiva do dia é de Santo Agostinho: “Conhece-te, aceita-te, supera-te”, e, lembre-se: “nada estará perdido enquanto estivermos em busca”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário