Coluna Nova Petrópolis
Grande programação em Nova Petrópolis no Dia Internacional da Mulher
Devemos ter em mente que, apesar de avanços recentes, ainda falta muito para que tenhamos uma sociedade sem distinções entre homens e mulheres. Por isso, é de extrema importância que se celebre intensamente a data dedicada a elas, neste dia 8. E chama a atenção, muito positivamente, a forma como a cidade está se organizando para o Dia Internacional da Mulher. A data oficial é 8 de março, mas a maior parte das atividades locais se concentrarão no sábado, 9. A conferir:
NOITE DAS MULHERES
Evento tradicional do Departamento da Mulher, da Acinp. Será neste dia 8, sexta-feira, com coquetel e bate-papo com a jornalista Laura Medina, do programa “Mais Saudável”, da Band. Ela falará sobre o tema “Envelhecendo, eu?”, baseado no livro “O segredo está nos telômeros”. Depois haverá um quadro de humor com Tina Schell e Carol Batochio, que interpretam “As Véias”. Também terá sorteio de brindes e cada participante ganhará um mimo exclusivo. É preciso atenção, pois os convites são limitados.
ENCONTRO DO COMDIM
Em sua primeira edição, o Encontro de Mulheres de Nova Petrópolis será no sábado, a partir das 9h30, na Sociedade Canto Amizade, em Vila Olinda. Patrícia Candido ministrará a palestra “Código da Alma – descubra a causa secreta das doenças”. Antes do almoço (cartões a R$ 25), o pastor Leandro Born fará uma reflexão. Após o meio dia, apresentação das Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha e do Volkstanzgruppe Freundschaftkreiss e, por fim, baile. Haverá quatro linhas de ônibus do interior em direção ao evento, todos com saída às 8h. A realização do encontro é do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).
FLORES RARAS
Evento que acontecerá sábado de tarde, das 15 às 19h, no Espaço Mais Cultura, com a proposta de uma tarde de encontros, conversas, artes, solidariedade e cultura. Terá apresentações musicais com a banda Dizzy Riders e o duo Virgínia e João; oficina de vivência em arteterapia com Zana Costa; roda de conversa com a socióloga Enid Backes; e atividade de integração de dança circular. Também haverá exposição de obras das artistas plásticas Luana Pellenz, Marlei Pertile e Stella Ausdruck; feira de economia solidária; e petiscos produzidos com ingredientes orgânicos. A entrada é gratuita.
NÓ(S) DE PINHO
O evento no Espaço Mais Cultura também marcará o lançamento do grupo Nó(s) de Pinho Memórias e Cultura, que reúne cidadãos dispostos a investir no desenvolvimento, na memória e na preservação da cultura local. E atenção! Este grupo já tem uma atividade do Dia da Mulher prevista para hoje, quinta-feira. Às 20h, acontece uma sessão de cinema ao ar livre no Refúgio Anima (rua Carlos Oderich, 89). Em cartaz, o filme “Não sou um homem fácil”. Se chover, a sessão acontecerá em ambiente protegido. O ingresso também é gratuito.