Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Guardrail na rótula do Pousada da Neve: muito bonito e muito inútil

16/09/2019 - 11h18min

Atualizada em 16/09/2019 - 11h18min

GUARDRAIL I

A nova rótula do bairro Pousada da Neve acaba de ganhar mais um dispositivo de segurança. Um guardrail, muito bonito e muito inútil. Este será um dos poucos lugares da paróquia e largos arredores em que veículos e pedestres são separados por um guardrail. Será que algum engenheiro achou que os veículos poderiam subir na calçada? Ou o risco seria de um pedestre se atrapalhar a acabar caindo na pista? Talvez a segunda hipótese sim, dada a largura daquilo que eles estão chamando de calçada. O sujeito quase precisa se equilibrar para ficar em cima dela, de tão estreita. Como agora tem o guardrail, o único risco passa a ser cair para o outro lado, onde tem o barranco do muro de gabiões, de uns dez metros de altura.

GUARDRAIL II

Com a instalação deste guardrail, ganha força a tese de que o projeto original da rótula sequer previa uma calçada. O guardrail teria a função de proteger os veículos do barranco, como se vê em praticamente todas as rodovias. Aí, aos 45 minutos do segundo tempo, alguém percebeu que precisaria ter a calçada. E o resultado foi aquela meia boca, completamente fora dos padrões de acessibilidade e, segundo me relataram, também fora das medidas estabelecidas pelo Código de Posturas do município para aquela via. Uma completa ilegalidade.

O MAIS GRAVE DE TUDO

Se tudo isso não fosse suficientemente grave, não vemos uma única autoridade intervindo para mudar a situação. Quase uma dúzia de vereadores na Câmara e nada. E por que eu falo na necessidade de intervir? Porque as hipóteses passam a ser apenas duas: ou a “calçada” fica como está, envergonhando a própria cidade, ou vai ser necessário fazer mais obras para dar-lhe a largura adequada. E quem pagará por estes serviços adicionais? Eis a questão.

QUEIMAÇÃO DE FILME

Eu venho dizendo que, se a calçada ficar como está, a inauguração da rótula vai ser um festival de constrangimentos. Se eu fosse um político, nem iria. Vai ser uma tremenda queimação de filme.

ATÉ QUANDO?

A foto abaixo é do buraco que venho denunciando aqui na coluna há algum tempo, na esquina das ruas Pernambuco e Recife. Eu digo que este buraco é criminoso porque quem vem do centro (rua de paralelepípedo) e quer dobrar a direita só percebe o defeito no asfalto quando o pneu bate no degrau de quase um palmo. Este buraco deveria estar fechado há pelo menos um mês!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.