Colunistas
Haverá limpeza nos reservatórios de água em Presidente Lucena
Nesta quarta-feira, dia 25, está prevista a limpeza dos reservatórios de água, que será realizada pela equipe da Prefeitura. Pode ocorrer falta de água nas localidades no dia de hoje, alertam os responsáveis pelo serviço.
CUIDANDO DA VOZ
A Secretaria de Saúde realizou recente evento alertando a comunidade sobre os cuidados com a voz. Um dos cuidados é tomar água quando for falar por mais tempo, para auxiliar as cordas vocais a se manterem saudáveis.
INSCRIÇÕES PARA TAEKWONDO
As inscrições para os adolescentes interessados em participar das oficinas de Taekwondo estão abertas a partir de hoje e se estendem até 11 de maio. Podem se inscrever jovens de 12 a 17 anos, no CRAS. Haverá duas turmas, a da manhã, das 7h30 às 10h30, e a da tarde, das 13h30 às 16h30. As aulas vão iniciar no dia 15 de maio, segundo Joel Metz, coordenador do CRAS.
COLHEITA DO MILHO 20% MAIOR
Segundo o secretário Luis Spaniol (Lui), a colheita do milho superou entre 10 e 20% o ano passado, podendo chegar próximo a 1.000 toneladas. Somente um produtor vai colher em torno de 120 toneladas. A Prefeitura tem quatro máquinas e uma equipe de três pessoas para colher o milho grão.
MILHO SILAGEM
Outra colheita incentivada pela Secretaria da Agricultura é a do milho silagem, que é guardado para tratar o gado nos meses de inverno. O milho pode ser armazenado por até um ano nesse sistema, coberto por lona.
VACINA CONTRA AFTOSA
Começa no mês de maio a vacina contra a febre aftosa. O rebanho gira em torno de 2.400 animais, entre gado bovino e bubalino, explica o secretário da Agricultura, Lui. A própria Prefeitura adquire as vacinas e cede um vacinador, no caso, o funcionário Gilberto Bervian, das Obras, é quem realiza esse importante serviço. A doença atinge as patas e enfraquece os animais. O município é considerado como erradicado, mas a vacina é obrigatória no RS.
VACINA CONTRA BRUCELOSE
Já a vacina contra a brucelose é feita continuamente, o ano todo. Essa doença é transmissível para humanos. Ela causa o abortamento nas vacas. Por isso deve ser feita regradamente em terneiras de três a oito meses de idade. São reunidos grupos de 15 a 20 produtores inscritos na Prefeitura, para então aplicar as doses, já que cada frasco contem entre 10 e 15 doses. Vale a pena a vacina, já que quem não aplicar corretamente as vacinas, não consegue a obter a emissão das Guias de Transporte Animal (GTAs), tão necessárias para quem trabalha no meio rural e pretende vender ou comprar animais.