Colunistas

Hoje, durante o dia, o caminhão que recolhe o lixo passará nas localidades

06/06/2018 - 11h00min

Atenção comunidade do interior: Hoje acontece o recolhimento de lixo, que não aconteceu na semana passada devido aos reflexos da paralisação dos caminhoneiros que afetou o abastecimento de combustível em praticamente todo o País.

PREJUÍZO E MEDO

O clima das últimas semanas nas localidades de interior, e nem falo somente de Linha Nova, mas de todos os municípios que têm a economia baseada principalmente em agricultura e criação de animais, foi de receio com os acontecimentos recentes.

A não passagem de caminhões, devido ao protesto em busca da redução do preço do diesel, recebeu muita força na última semana. Força recebida da população justamente porque a massa foi afetada. A falta de combustível foi o primeiro e para muitos o principal problema, afinal, um País sem combustível não anda, não é mesmo? Neste ponto dessa nossa conversa, nem vou entrar na situação que o povo chacoalhou bandeiras, cantou hino, pediu melhoras no Brasil e até intervenção militar (???). Mas na primeira oportunidade, muitos correram para os postos para pagar pela gasolina o preço mais caro da história. Por isso disse, não vou entrar nesse mérito, pois há casos e casos. Há pessoas que realmente precisam de combustível para trabalhar, outros que têm doentes na família e não sabem a hora que estarão em uma emergência, enfim.

CARGA ANIMAL

Os produtores de frutas, legumes, verduras, etc, tiveram prejuízo por não conseguir ir até a Ceasa. Um prejuízo não tão grande, pois muito pode ser vendido regionalmente, e até mesmo aproveitado pela família. Não foi vendido em Porto Alegre como se esperava, mas dos males foi o menor.

O que afetou muito, e isso infelizmente não foi visto, ou se foi, ignorado, pelos grevistas, foi a questão de “cargas animais”, não somente nas em trânsito, mas na questão de ração. Muitos produtores de Linha Nova tiveram prejuízos e mortes de animais por não receber ração para as aves. Os que não tiveram perdas em número de aves (morte), tiveram perda de tempo de engorda, uma vez que os animais se alimentaram menos, somente o necessário para não morrer de fome.

CONCLUI-SE

Chegamos numa conclusão que o que falta no Brasil é união, pensamento coletivo. Não soube-se parar o Brasil apenas para que os políticos lá de cima fossem tocados. Parou-se o Brasil ao modo caos. Criou-se uma situação de calamidade onde, praticamente nada foi resolvido e o grande maior prejudicado, mais uma vez, foi a população que ficou sem combustível, sem aulas, muitos sem poder trabalhar. O que era pra ser bom, acabou dando em praticamente nada.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário