Coluna Estância Velha
Honramos a Pátria, agora é hora do Rio Grande
O Desfile Cívico da sexta-feira foi lindo. É bom termos um momento onde podemos esquecer – que seja por uma fração de segundo – os problemas e as incertezas que assolam nosso país e apenas focar naquilo que é belo, que faz com que gostemos de estar aqui. Sabemos que há muito o que ser resolvido neste país e, gostando ou não, somos parte importante desta mudança. O desfile nos dá aquele ânimo que só vem quando apreciamos o que há de belo no Brasil: nossa gente. Temos esperança e é pela nossa gente. É ano de eleição, o município, o Estado, tudo depende de quem colocarmos lá. Eu repito isso diversas e diversas vezes, mas é sempre bom lembrar: somos a mudança que queremos para nosso país, somos os responsáveis pelo que pode ou não acontecer com o Brasil. Já passou da hora de tomarmos esse lugar para nós.
BAIRRISMO
Passou a Semana da Pátria, começaram as andanças para a Semana Farroupilha. Centelha da Chama Crioula foi acessa e o o tradicionalismo queima vivo na cidade. Os CTGs se organizam e é o amor pelo Rio Grande que começa a reinar agora nos corações de cada gaúcho e gaúcha que vive aqui em Estância Velha. Estamos vivendo momentos de incerteza, mesmo aqui no Estado, mas não devemos nos deixar abalar. Somos mais fortes e mais aguerridos do que acreditamos ser. Somos imponentes quando queremos e é por isso que seguimos na peleia. É do gaúcho não desistir e de sempre lutar, é de todos nós essa batalha por sempre sermos melhores.
O QUE É CERTO, É CERTO
As servidoras da saúde foram até a Prefeitura para protestar. Um Projeto de Lei foi entregue na Câmara de Vereadores prevendo a reclassificação de três cargos do setor. A reclassificação beneficia algumas pessoas que teriam aumento no salário – algumas, inclusive, em proximidade de aposentadoria. O PL ainda não subiu para votação na plenária, está em análise na Comissão Especial. Mas devemos analisar bem determinados projetos. Todos os servidores da saúde merecem bons salários pelo trabalho que prestam, é justo fazer projetos que os beneficiem, porém num todo. Projetos que beneficiem parcelas e não o todo precisam ser bem analisados e julgados se valem mesmo a pena serem levados em consideração. Saúde precisa de atenção, mas com os devidos cuidados. O que é certo é certo.
ERRO MEU
Na coluna de quinta-feira, 6, falei sobre o anteprojeto de autoria do vereador Euclides Tisian que sugere que a Prefeitura faça coleta de entulhos na cidade. Só para deixar claro, trata-se de um anteprojeto, ele não foi aprovado e então a lei entra em vigor. É uma indicação para que o Executivo analise e, achando uma boa ideia, crie Projeto de Lei para que a Câmara aprove e, só então, tornar-se algo real. Em resumo, trata-se de uma sugestão feita pelo parlamentar que, se acatada pela Prefeitura, pode vir a ser uma lei no município e, então, começaríamos a ter a coleta de entulhos. É preciso esclarecer as coisas para que equívocos não aconteçam.