Colunistas
Ivoti pede socorro
O Diário já publicou a nota baixíssima da Câmara de Ivoti no tocante a transparência. Um ponto é este. O outro é o pouco gasto da Câmara. Aí, no entanto, vai um porém. O gasto é pouco em termos. Comparado com o que os trabalhos do Legislativo exige é alto. O gasto é pequeno unicamente se comparado com as demais Câmaras Municipais do Brasil. Ali nas outras é um filme de terror. A legislação está errada. Ela permite que as Câmaras Municipais possam gastar até 7% do orçamento líquido do município, que é um dos maiores absurdos de tantos que temos neste país. 7% para custear em muitas Câmaras uma reunião a cada duas semanas que não duram mais de uma hora equivale a metade que os municípios tem que gastar com a saúde de toda a população. É a aberração das aberrações. Portanto, quanto a transparência, isto tem que ser corrigido com urgência. Basta um dia para botar tudo em dia e tirar nota 10.
NOVO PRESIDENTE
Ao que tudo indica a vereadora Marli Heinle Gehm será a nova presidente da Câmara no ano que vem. Ela é a decana da casa, mas nem por isso é a mais recomendada para o cargo. Nada contra ela, é uma bela pessoa, mas ela guarda alguns traços dos políticos que o povo repudiou nass urnas e mandou para casa. Marli não pensa no povo, ela pensa muito mais nos funcionários públicos, categoria a qual ela pertence. Há pouco tempo, batalhou para arrumar plano de carreira para uns 10 concursados da Autarquia. A Autarquia mal começou e ela já pensa em afundar ela. Fossem funcionários seus, duvido que ela ia abrir a mão e estender mordomias como faz quando é o município que paga. Tem outra: foi vice de Arnaldo, governo que deixou um déficit gigantesco, não pagou o hospital e aconteceram coisas do arco da velha às quais fez vistas grossas. Quando Sartori aumentou o ICMS de 25 para 30% em 2015 Marli foi vista na Assembleia fazendo lobby para os deputados aprovar o aumento. O povo que paga a conta que se lixe.
ABSURDO
Agora vamos dar um pulo na Prefeitura de Ivoti, onde a transpaência também deixa a desejar. Existe a Lei de Acesso a Informação, que permite a qualquer cidadão pedir documentos na Prefeitura, que terá de 10 a 30 dias para fornecer a não ser documentos ultra secretos e que não são de domínio público. Pois bem, o Diário não é atendido neste quesito. Nas inúmeras vezes em que pedimos informações prosaicas, que não são nada demais e de domínio público, tivemos o pedido negado. Na época de Arnaldo, quando a roubalheira era a regra e não a exceção, até se compreendia. Eles simplesmente ignoravam qualquer pedido de informação do Diário. O problema maior é agora. Tudo continua igual a antes. Uma das advogadas da Prefeitura dá um parecer contrário, invocando impedimentos que chegam a ser hilariantes, e nada acontece. Peço, por obséquio, que o prefeito intervenha e que acabe com esta má conduta pública. Um Pedido feito através da Lei de Acesso a Informação não tem que ter parecer jurídico. Tem que entregar e pronto.
É AMANHA…
<10>Vamos dar uma conferida amanhã no expediente da Prefeitura, para ver com os próprios olhos se realmente haverá expediente. Das 7 às 16h os funcionários terão que trabalhar para adiantar os feriadões de 24 e 31 de dezembro. Inédito.
IVOTI PEDE SOCORRO!!!
Chegamos a um ponto que não vai demorar e teremos que lançar uma campanha com este nome. Os novos ventos que vem de Brasília talvez possam nos dar um exemplo. Imaginem, de Brasília só vinha coisa ruim. Agora pode inverter. Nada como um dia após o outro.