Coluna Dois Irmãos

Lançamento do Partido Novo e as faltas em consultas

14/05/2018 - 11h00min

Depois de lançar o Partido Novo em Ivoti e em Nova Petrópolis, chegou a vez do ex-deputado Marcel lançar seu partido em Dois Irmãos.
Vai nascer um “novo partido” por aqui – se me permitem o trocadilho – e, se for independente como reza a cartilha do Novo, será melhor ainda, já que esta grenalização, esta dualidade só faz mal à nossa política e ao nosso futuro como cidade.
Em Dois Irmãos, a reunião de fundação do Novo será dia 29 de maio, às 19h30, na sede do Grupo Herval.

MARCAM CONSULTAS E NÃO VÃO

– Em março, 147 pessoas deixaram de ir às consultas que marcaram no postinho de Saúde do Centro. Em abril, este número caiu para 140. Não é muito, mas é menor que o anterior. Como será que foi nos bairros?
– Precisamos criar uma campanha para que este percentual de faltosos seja cada vez menor. Aqui na Começo, sempre que puder, vou dar um toque. Não dá pra quase 10% das consultas marcadas, não acontecer porque o paciente não apareceu. Isso é grave, pois se juntar os 10% de falta do paciente, mais algum percentual quando o médico não pode ir e outros que devem acontecer, daqui a pouco 20% a 30% das consultas não estariam sendo feitas. Assim não dá!
– Até porque, são consultas gratuitas (via SUS), a fila em algumas especialidades não é pequena, aí tem umas criaturas que marcam a consulta e não aparecem, tirando, assim, a vaga de quem precisa mais que ela. Tudo bem que às vezes é impossível não faltar à consulta, imprevistos acontecem, mas marcar e não ir por qualquer motivo, tirando a vaga de quem mais precisa, é dose!
– Na rede particular – sei que alguns profissionais da Unimed fazem isso – é enviado um torpedo ou mensagem de WhatsApp. Se não me engano a Secretaria da Saúde envia torpedos aos pacientes relembrando das consultas, não sei se em todos os casos.
– Afora isso, o que se pode fazer para não rasgarmos dinheiro com tantas faltas em consultas, sem contar que isso só faz a fila aumentar?
– Aliás, tem planos de saúde, que, se o paciente marcar e não aparecer, ele pagará igual a co-participação, ou seja, indo ou não indo ele tem que pagar. E está certíssimo isso!
– Talvez seja necessário pensarmos em alguma maneira para este percentual de faltosos reduzir ainda mais, pois não pode os bons serem penalizados pelos maus!
– Só se espera que estes não marcam consulta e não vão por qualquer motivo banal não sejam os mesmos que sempre reclamam do Postão ou da Saúde! Quero acreditar que não são os mesmos!

PICANTES

-Parabéns ao Mauro (do Trânsito), ao Girardi e toda equipe da Apae e das escolas pela atividades do Maio Amarelo. As informações completas estão no site do Diário, já que o impresso tem cada vez menos espaço. Leia lá e compartilhe nas suas redes sociais!
– A gasolina em Dois Irmãos está praticamente com o mesmo preço de Novo Hamburgo. Salvo algumas diferenças, já que os preços variam a toda hora! Não é o caso de Nova Petrópolis, onde o litro das principais bandeiras não sai por menos de R$ 4,40.
– A mensagem positiva do dia: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”, Madre Teresa de Calcutá.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário