Colunistas
Ledo engano. Aconteceu o contrário.
Pois bem, na quarta-feira será o Dia do Colono, instituído com a chegada dos imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul. Aqui na região tem municípios onde é feriado neste dia. O Dia do Colono é tão comemorado porque ele produz o alimento que todos nós consumimos e, se não fosse ele, morreríamos de fome. São os colonos que nos fornecem o alimento do dia a dia. Quando chegamos no mercado e compramos o que está ali exposto, é o colono que está por trás.
AGRO
Numa dimensão maior, nos anos que se seguem, é o agronegócio que garante a sobrevivência do Brasil. Não fosse o agronegócio e o Brasil amargaria recessões ainda maiores do que tivemos nos últimos anos. O crescimento do agronegócio salva a pátria. Tudo caiu no país, só não o agronegócio. O mundo está ávido por comida e nós temos sol, terra boa e ar para produzi-lo. Pena que o boom do agronegócio não é seguido pelos outros setores. Não por culpa dos empreendedores dos outros setores. O brasileiro gostaria de empreender mais, produzir mais e transformar o Brasil num país melhor. Só que não está sendo possível porque o nosso grande sócio não deixa. Além de não produzir nada, ele atrapalha. Aí não dá.
PIOR
Os nossos colonos aqui de Ivoti sabem que o pior passou. Na administração passada passamos pela maior tragédia da história de Ivoti. Nem o programa de apoio ao pequeno e médio produtor rural foi cumprido e os colonos ficaram chupando o dedo na hora de receber o que consta na lei. O nosso prefeito da época não cumpriu nada do que prometeu. Aliás, não custa lembrar sempre que ele se negou a pagar a parcela do hospital cujo convênio ele mesmo assinou. Se não paga o hospital vai pagar o que? Agora os colonos estão satisfeitos porque a administração atual cumpre o que promete. É o mínimo que um prefeito que elegemos tem que fazer.
PELÉ
Uma vez o maior jogador de futebol da história disse que o brasileiro não sabia votar. Caiu todo mundo de pau nele pela infeliz frase que pronunciou. Só que hoje a grande maioria daqueles que o criticaram concorda com ele e eu sou um deles. Nós sempre votamos no candidato errado. Quando Arnaldo disputou a eleição com Milton Mayer e Edio Vogel em 2012, muita gente que conheço votou nele, embora Milton Mayer fosse de longe o melhor candidato daquela eleição. Ivoti seria outra coisa agora se Milton Mayer tivesse sido eleito. Digo isso porque conheço ele e sei da administração que faria. Com relação a Edio Vogel não posso dizer nada porque ninguém na face da terra podia afirmar como seria a sua gestão. Podia ser uma agradável surpresa quanto o contrário.
GANHOU
Quem ganhou a eleição foi Arnaldo e até achei que não seria tão ruim assim para o município. Até comentei com aqueles que duvidavam que fizesse uma boa gestão, que podíamos esperar o contrário. Afinal, Arnaldo tinha 20 anos de vida de prefeito sobre os ombros, reunia experiência, portanto, de sobra, e tudo isso poderia fazer com que fizesse a melhor gestão de sua vida. Eu pensei que alguém que, como ele, em 20 anos deveria ter acertado muito, errado muito, e agora chegara a hora de fazer chover com toda esta experiência. Ledo engano. Aconteceu o contrário.