Colunistas
Levar fé
Deixando as “caneladas” de lado, já dá para afirmar que o governo Bolsonaro propicia que os brasileiros se animem. É que o resultado de pequenas ações do governo começam a chegar nas pessoas. A reforma da Previdência foi uma necessidade e já é praticamente página virada. Ela não é tudo, apenas possibilita que as contas do governo não piorem daqui para a frente. Uma das grandes mudanças do governo é o fato de haver continuidade agora. Nos governos anteriores, todos sem distinção, federal, estadual e municipal, não davam continuidade as obras iniciadas pelos seus antecessores. Com Bolsonaro isto mudou. Agora estão sendo terminadas todas as obras iniciadas nos governos anteriores. Até obras ainda não concluídas do governo Lula serão concluídas. Esta é uma grande mudança. Pode-se ver Bolsonaro inaugurando obras por todo o Brasil. Ainda hoje estará nas imediações de Pelotas para inaugurar 46 km da duplicação da BR-116. Outro dia o ministro da Infraestrutura esteve no Morro Reuter inaugurando um acesso na BR-116. Semana passada Bolsonaro esteve na Bahia inaugurando um aeroporto. Ainda é pouco, mas tantas inaugurações em curto espaço de tempo não parece ser verdadeiro.
NÚMEROS
A inflação deste ano deverá ser uma das mais baixas da história do país. Os juros há 14 anos não estavam tão baixos e a expectativa é de que baixem mais ainda. O projeto de privatizações e concessões é o maior atualmente em andamento no mundo. O governo está praticamente se desfazendo de tudo que servia de cabide de emprego para políticos. No front externo o que se vê é ainda mais auspicioso. Acordo do Mercosul com a União Europeia, aproximação com os Estados Unidos, estreitamento de laços com a China. Ainda estamos no fundo do poço, mas começamos a botar o nariz de fora. Ainda falta muito, é apenas o começo. O importante é que estamos no caminho certo. O caminho agora trilhado é que leva os países a riqueza e não o que estava sendo trilhado.
CRIMINALIDADE
Com relação a criminalidade, a redução de homicídios está em 25%. O número de acidentes de trânsito caiu mais ainda. Estávamos acostumados a ver notícias todos os dias apontando para o contrário. Até parece um sonho mas tudo isso é verdade. Nas estradas, evitou-se de que fossem instalados 8 mil pardais ao custo de 1 bi. Só para fazer a manutenção deles custaria 2 bi. Quem fornecia os equipamentos ganhava pela quantidade. Claro que a empresa e os políticos por trás disso ganhavam muito dinheiro. Quanto mais melhor. E nós pagando multas até não poder mais. Acabou-se com isso, mesmo porque o que reduz o número de acidentes é a punição aos maus motoristas.
BOLSO
Onde sentimos mesmo a chegada do novo governo é no bolso mesmo. A carteira de motorista, que custava 2.270,00, teve seu preço reduzido para 1.960. Não é muito mas já é alguma coisa. O prazo de validade passou de 5 para 10 anos. O gás de cozinha deverá custar daqui a 2 anos menos 40%. Aumentando a concorrência os preços de um modo geral baixarão. Já dá para voltar a ter um mínimo de orgulho de ser brasileiro. Quanto aos gaúchos, talvez já podem pensar em não sair mais do Estado, sem qualquer esperança de que as coisas melhorem. Um novo tempo nos aguarda. Agora comecei a levar fé.