Coluna Estância Velha
Maioria dos vereadores discordam do parecer do Tribunal de Contas do Estado
Ainda sobre os partos no Hospital Getúlio Vargas. Há dois meses, não estão sendo realizados partos no hospital, atualmente por conta das reformas que estão sendo feitas. Nossa referência hoje é Esteio e Sapucaia do Sul. Situação bem difícil. A decisão final tem que tomada urgentemente, para que as coisas não sejam feitas no improviso.
ENCONTRAR SOLUÇÕES
Vereadora Veridiana sugeriu que seja convidada a secretária da Saúde e diretor da Saúde para conversarem e tentarem entender e quem sabe juntos, encontrar uma solução. Bela iniciativa da vereadora.
PREFEITURA, MDB E BOMBEIROS
Agora virou moda solicitarem o áudio das sessões da Câmara de Vereadores. Primeiro foi a prefeitura pedindo áudio da sessão da divulgação dos trabalhos da CPI. Agora o MDB pedindo ata e gravação das sessões de alguns dias dos meses de janeiro e maio. E ainda os Bombeiros Comunitários pedindo áudio das reuniões da CCJ e sessão Ordinária. Gente, as sessões da câmara estão à disposição no facebook.
BATEU, LEVOU
O vereador Valdeci de Vargas (Django), a pedido do seu partido MDB, não é mais o líder de bancada na Câmara. O novo líder é Carlos Dietrich (Geada). Mais um enfrentamento entre vereador e partido, já que a situação não é das mais amigável entre o partido e o vereador. O vereador Django devolveu a gentileza votando contra a aprovação das contas da administração do ano de 2017. Além disso, o vereador ironicamente agradeceu a presidente do MDB, por lhe tirar a liderança, já que deixou claro que não estava satisfeito em defender a atual administração.
CONTRA AS CONTAS
Entrou em votação, também na sessão desta semana, a votação do parecer das contas da Administração, com parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado do RS, do ano de 2017. Como é necessário 2/3 para ser reprovado, mesmo recebendo votos contrários dos vereadores Carlos Bonne (PDT), Márcia Ribeiro (PT), Diego Francisco (PSDB), Valdeci de Vargas (MDB) e Veridiana Monteiro (PSB), as contas foram aprovadas pelos vereadores Lotário Seevald (PSB), João de Godoy (MDB), Euclides Tisian (PT) e Carlos Dietrich (MDB).
ARGUMENTOS
Os argumentos dos votos contrários, são os últimos acontecimentos em relação a Saúde, e também conforme o vereador Diego, muitas pendências que ficaram em 2017. Os favoráveis defenderam a legitimidade da avaliação dos técnicos do Tribunal de Contas. Dito pelo não dito, contas de 2017 aprovadas.
AGE
Aprovado na sessão o repasse de recurso para AGE – Associação Gaúcha Estanciense, para a organização do rodeio artístico. Depois de três semanas aguardando o documento da prestação de contas do ano passado, que conforme o vice-presidente da AGE já tinha sido enviado ao Executivo. Oremos, para Nossa Senhora da organização pra ver se a administração toma jeito.