Coluna Dois Irmãos
Mais comentários sobre o Salão Sander e o Kerb de 1948
– Parabéns à Wellness & Fitness que oferece desconto para clientes que levam sua sacola de casa. Vale como exemplo!
– Estava vendo a fachada da Cantaria Santo Antonio: 50 anos. É tempo de trabalho hein! Parabéns ao Heriberto Kolling e equipe.
– Parabéns ao empresário Joel Fagundes, que divide seu tempo entre a JÁ Móveis e sua plantação de pitaya, nossa capa de ontem.
– Parabéns ao Elmar Lunardi, o Didi, proprietário da revenda Unidus, pela busca do conhecimento, pois daqui algum tempo se formará em Administração de Empresas.
MAIS DO SALÃO
Ontem um leitor nos comentou que o ocorrido com o Salão Sander deveria servir de exemplo para o futuro, afinal, Dois Irmãos não pode levar mais de 10 anos para restaurar uma casa antiga, afinal, depois que “ir ao chão”, não adianta mais. Realmente, reuniões foram feitas, mas o prédio continuou desmoronando. Era uma corrida contra o tempo, que, pasmem, durou mais de 10 anos. Por sorte (e por Deus) o telhado não veio abaixo e as paredes não desmoronaram, transformando em pó esta história, como ocorreu com tantas outras casas antigas, que não mais estão aí para “contar a história”. Além da sorte e da mão divina, outro fator importante foi a qualidade da obra, pois todas as construções antigas são até exageradas de tanto esmero e qualidade.
QUEBRA
Enfim, o Salão Sander, tombado pelo Patrimônio Histórico na década de 90, ressurgiu das cinzas, literalmente. O antigo salão, onde funcionou o Geca Esportes, é uma peça importante deste espetacular quebra-cabeças que é a história de Dois Irmãos. E olha que tenho mergulhado, há 20 anos, na nossa história!
Inclusive, em 2017 escrevemos um e-book onde ‘retuitamos’ (‘compartilhamos’ ou fizemos o ‘repost’, para usar termos modernos das redes sociais) de uma matéria da antiga revista Cruzeiro (a Veja, da época) sobre uma matinê de Kerb no Salão Sander em 1948. Até aparece, na imagem, um rapaz esperando a namorada! E sabe quem esteve aqui como repórter? Um jovem que mais tarde veio a ser o grande escritor Josué Guimarães. Isso tudo está no nosso e-book (livrinho) da história!
GARIBALDI
– Quem achar que é exagero a gente elogiar atitudes por manterem prédios antigos, recomendamos uma visita a alguns lugares, que mantiveram sua história. Não vamos citar muitos, apenas aquele centro antigo de Garibaldi. Lá, ao longo de uns 300m (ou mais) você tem rua, luminárias e prédios que nos transportam para os séculos antigos.
– E não é uma “casa velha” ao lado de uma moderna (destas do estilo “caixa de remédio”, como chamou um leitor), mas sim, toda a extensão da rua. Parece até cenário de novela antiga da Globo, mas é real! Enfim, finalizamos este assunto e vamos em frente…
– Finalizamos com a mensagem positiva do dia, complementando uma fala do escritor Napoleon Hill: Em qualquer trabalho, projeto ou empreendimento, lembre-se de adicionar “uma ‘alma’ que inspirasse homens e mulheres a não somente transporem obstáculos, mas também a não se deixarem abater por eles”.