Colunistas
Matilha de raposas
O que aconteceu na semana passada na Câmara Municipal de Ivoti é apenas mais um capítulo de uma triste história do nosso Legislativo. Com certeza, o município já teve muitíssimos vereadores dos quais a população só teve que se orgulhar. Na primeira legislatura eles exerciam o mandato de graça e o papel deles era como se fossem presidentes de um clube de futebol, ou de uma sociedade, cujos dirigentes trabalham de graça só por amor à entidade. Isto foi na década de 60. Passado tanto tempo, a corrosão na sociedade brasileira parece que enferrujou tudo de bom que tinha aqui. O Brasil como país foi apodrecendo até chegar ao ponto em que nos encontramos hoje. As surpresas na última eleição mostraram isso, que o povo está farto disso tudo que está aí. Daí que não se entende a cabeça dos vereadores de Ivoti. Eles dão a impressão que vivem num outro mundo, desconectados do que acontece na política nacional. Eles não sabem que teve eleições em outubro e o povo votou em massa em novos políticos comprometidos com uma mudança geral. Eles não sabem que novos ventos começam a soprar no Brasil e que Ivoti também fica no Brasil. Eles estão chegando atrasados. Querem começar a roubar agora, quando no resto do Brasil estão parando de roubar.
IMORAL
Nós sempre tivemos na política em Ivoti os melhores exemplos até o ano de 2013. De lá para cá as coisas mudaram. Com a municipalização da água deu para ver que a política de Ivoti tinha sido contaminada pelo todo. Se no passado foi a Autarquia, agora chegou a vez da Câmara Municipal. Juntou-se ali um grupo de vereadores que parecem uma matilha de raposas. Querem 13o, querem viajar, querem mais salário. Daquela matilha pode-se esperar o bote para qualquer momento sendo imoral e aético ou não. Para nós não importa o que fazem de ruim nos outros lugares. Aqui é Ivoti e vamos tentar preservar a seriedade na coisa pública a qualquer custo. Podem tentar fazer o mal, mas saibam que o povo está vigilante.
ILEGAL
Os vereadores de Ivoti podem receber 13o salário, mas só porque o Supremo votou a favor. Logo quem, o Supremo!!! A Constituição proíbe pagar. E tem que ter uma lei autorizando o pagamento. Em Ivoti não tem lei, não tem nada. Só a vontade de meter a mão num salário a mais. Segundo a Lei Orgânica, sempre a legislatura anterior tem que prever o valor do subsídio do vereador para os próximos 4 anos. Como não está previsto não tem 13o salário, porque está em vigor o subsídio dos vereadores igual ao da Legislatura anterior. Mesmo se a Legislatura anterior tivesse previsto o pagamento do 13o salário, teria que ter sido feito um projeto de resolução para autorizar o pagamento. Nada disso existe. Então não tem este papo de que é legal. Em Ivoti pelo menos até 2020 não é legal.
DEVOLUÇÃO
Da forma como foi feito é o maior fiasco da história cinquentenária do município de Ivoti. Eles vão ter que devolver o dinheiro e ainda serão processados por improbidade administrativa.
FIASCO
Quando o bicho pegou, a vereadora Rafaella disse que assinou a lista sem ter lido. O oriental resolveu doar o 13o para a Apae e o Proerd, mas só depois que o famigerado 13o salário veio à tona. O único que não assinou não sabe o que fazer com o dinheiro. Pires provavelmente devolverá para os cofres públicos. Para os demais sugiro que não gastem senão pode faltar depois na hora de devolver.