Coluna Nova Petrópolis

Movimentos resistem ao edital do estacionamento rotativo

30/11/2018 - 11h00min

Atualizada em 30/11/2018 - 14h01min

O vereador Ceará (PSB) pediu 15 dias de afastamento a partir de 1º de dezembro e quem assumirá no lugar dele é Clodomiro Fernandes (PSB), vereador titular entre 2013 e 2016. Antes de assumir, Clodo já realiza um levantamento para elencar demandas da comunidade, que pretende levar ao Legislativo.

ESTACIONAMENTO

Nesse levantamento, Clodomiro reparou que embora esteja sendo implantado o sistema de estacionamento rotativo no Centro, os espaços atuais poderiam ser repintados. A observação procede. Recentemente comentamos aqui que as vagas para motos estão desaparecendo e isso tem gerado conflitos entre motoristas e motociclistas.

ESTACIONAMENTO II

Após aprovação do Projeto de Lei na Câmara, o edital foi publicado pela Prefeitura e o estacionamento rotativo está sendo implantado. Há muitas dúvidas acerca deste processo, o que levou os vereadores a convidarem o secretário de Planejamento, Hermann Deppe, a ir à Câmara na segunda-feira, 26, antes da sessão. A ideia seria esclarecer dúvidas. Darlei Wolf (PSDB) queria uma audiência pública, mas parece que não vai ser atendido.

ESTACIONAMENTO III

Existe resistência ao edital que foi publicado e os líderes do movimento são Doris Neumann, João Utzig e Christian Wagner. Os dois primeiros querem que se mude o edital, alegando que o município só ficará com 15% do valor arrecadado, estimado em R$ 43 milhões ao longo de 20 anos, prazo máximo da concessão. Christian Wagner defende o “estacionamento rotativo gratuito cooperativo”, custeado pelas notificações de pós-uso e multas dos veículos que excederem o período gratuito. Se esse modelo não for possível, ele quer que um percentual maior da arrecadação seja revertido para a comunidade local e não para “enriquecer uma empresa de outro município ou Estado”.

ESTACIONAMENTO IV

Christian Wagner diz que este será o pior negócio da história de Nova Petrópolis e acredita que o edital está, sim, sendo rediscutido pela Prefeitura. Consultei três vereadores, de diferentes partidos, e nenhum vê possibilidades de mudança no edital.

INSALUBRIDADE

Eis outro assunto polêmico que ganhará repercussão neste fim de ano. Hoje de tarde acontece uma reunião para tratar da proposta da Prefeitura que diminui o percentual de insalubridade de parte do funcionalismo municipal. É possível que o Projeto de Lei esteja na Câmara já na segunda-feira. O funcionalismo já está mobilizado.

AGENDE-SE

Neste sábado e domingo acontece o Bazar & Brechó do Focinho Amigo, na Sociedade Tiro ao Alvo. No domingo, o Pinhalense realiza seu Churrasco de Sócios. Pela manhã, GreNal com a presença de Thobias Fernandes, pinhalense que está nas categorias de base do Grêmio. Domingo às 18h, todos na Linha Imperial para o Natal Cooperativo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário