Colunistas

Na noite desta quinta-feira os vereadores recebem uma lei que regulamenta as “feiras particulares”

02/05/2018 - 11h00min

Atualizada em 02/05/2018 - 11h16min

Demorou, mas o município está agindo contra a realização das chamadas “Feiras do Bras”, aquelas que feirantes vem de fora, vendem produtos cujo originalidade é desconhecida, causam um prejuízo muitas vezes irreparável aos nossos comerciantes, e causam uma dor de cabeça enorme aos governantes. Na noite desta quinta-feira os vereadores recebem uma lei que regulamenta este tipo de evento, ou melhor, uma lei que diz exatamente o que os promotores de feiras como estas precisam apresentar.

DIREITO

Na verdade o município não pode proibir este tipo de feira. A lei que está sendo criada, e que foi um pedido dos comerciantes locais através de pressão, está criando regras que praticamente impedem a realização deste tipo de feira. Ou seja, ou os promotores do evento se enquadram na lei do Município ou não poderão realizar a feira. Vejo este tipo de lei como excelente e acho que esta já deveria ter sido criada há muito tempo.

UMA ÚNICA

Uma única feira do Bras foi realizada aqui em Picada Café e isso ocorreu em 2017. Bom, a reação dos comerciantes não podia ter sido diferente. Afinal, a coisa já anda difícil no setor e este tipo de feira quase obriga alguns a fechar as portas. Me lembro que uma comerciante me disse três meses após a feira que a venda caiu tanto que ela não sabia se conseguiria cumprir com suas obrigações mensais com aluguel, telefone, internet, luz, água, Iptu,… Isso que a mesma não necessita de funcionários, o que aumentaria mais os gastos.

ASSUNTO

Os vereadores recebem o projeto na noite desta quinta-feira, dia 4. Ontem não teve sessão em função do feriado. Acredito que este projeto deva tramitar por algumas semanas na Casa até se chegar a melhor solução. Teoricamente os vereadores não devem ser contra, afinal, assim como o governo no ano passado, eles também foram cobrados dos comerciantes. Mas se por um lado os comerciantes exigem uma lei contra a Feira do Bras, há quem defenda. Me lembro que muitas pessoas usaram as redes sociais, quando ocorreu a feira, para defender o evento e defender o direito de comparem mais barato.

LIBERDADE

Acho que todos temos a liberdade de comprar onde e de quem a gente acha mais adequado. Essa liberdade a gente tem que preservar. Cada um faz com seu dinheiro o que é melhor. A discussão é boa. Mas acredito que os vereadores devam aprovar a proposta. Afinal, nosso comércio dá emprego e renda, o que ajuda a sustentar a cidade. Nunca esquecendo que o imposto entra nos cofres públicos e de lá sai para beneficiar toda a população, seja na área da saúde, educação, obras, infraestrutura, segurança,…

KAFFEESCHNEIS´FEST

Neste final de semana será celebrada mais um aniversário de Picada Café. A Kaffeeschneis´Fest ocorre sexta, sábado e domingo no Parque Jorge Kuhn com inúmeras atrações nos três dias com entrada franca. Fica o convite para a população prestigiar e comemorar o aniversário em grande estilo.

BAILE DO REI

É sábado, dia 5, o baile do rei da Sociedade Joaneta. Início 22h com a coroação dos destaques de 2018, seguido de baile com Musical Quantum, Electric Sound e DJ Diego Schaab. Informações no (54)3285-2059.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário