Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Não é o Presidente

30/10/2018 - 11h00min

Hoje cheguei no Centro da cidade e me deparei – novamente – com uma cena lamentável. A rua, a praça, até o Monumento ao Curtidor, todos cheios de copos e sujeira. O Centro, como de costume, lotou no final de semana. No domingo, então, ainda mais. Os eleitores comemoraram a vitória de Jair Bolsonaro na disputa presidencial. Infelizmente, temos que admitir algo. Não adianta escolher presidente, lutar pela sua vitória e fazer campanha afirmando que buscam uma mudança no governo. A mudança pode vir de lá, mas aqui ela também precisa se fazer presente. Não é o presidente que vai, por si só, mudar o Brasil. Se a sua atitude não ser outra tudo vai continuar exatamente como está. Jogar lixo no chão com diversas lixeiras para todos os cantos, isso não é uma atitude boa. Não importa se vai ter gente para limpar no dia seguinte, a atitude prova bastante que algumas mudanças jamais vão acontecer, não por não elegermos governantes diferentes, mas por sermos sempre os mesmos.

ALAGOU. DE NOVO

E sexta-feira, o Centro ficou embaixo d’água novamente. Já falei disso não muito tempo atrás e voltou a acontecer. Obviamente eu sei que não haveria de acontecer um conserto tão rapidamente, então era de se esperar que uma nova chuva acabaria por causar esse problema novamente. Ainda assim, é revoltante ver a cidade tendo de passar pela mesma situação não muito tempo depois da primeira – que não foi a primeira vez, claro. Já falei em matérias que escrevi para o jornal sobre de quem é a culpa ou, pelo menos, de culpas compartilhadas. E isso vai de encontro ao primeiro tópico desta coluna: a sujeira. Sim, a Administração precisa resolver o problema da canalização, mas resolução alguma vai dar jeito no problema se a população não começar a ter mais boas atitudes.

BANHEIROS

O final de semana foi de cenas lamentáveis. Com os banheiros fechados à chave na Praça 1º de Maio, não foram poucos os relatos de pessoas fazendo necessidades na rua. Ignorando qualquer noção de civilidade e comportamento social. Acredito que cabe muito bem na coluna de hoje, afinal, falei tanto sobre mudanças de atitudes. Há bares, lanchonetes, um posto de gasolina em todo o entorno do Centro da cidade. Os banheiros públicos ficam fechados e a alternativa é fazer as necessidades no chão? Eu critico, pois não é uma atitude que se espera de pessoas civilizadas. Há alternativas, há formas de agir como um ser humano em momentos como esses. Não vamos mudar o País, o Estado e a cidade se nossas atitudes não mudarem.

MATRÍCULAS

Na próxima segunda abre o período de matrículas e rematrículas nas escolas municipais. Elas seguem até o dia 9 de novembro. Já os pedidos de transferência poderão ser feitos entre os dias 13 e 14 do próximo mês. Já entre os dias 27 e 29, alunos novos poderão ter suas inscrições feitas para fundamental e infantil e o EJA abre inscrições entre 26 e 30 de novembro na escola Otávio Rocha. Não deixem o prazo passar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.