Colunistas

Não sei se a Prefeitura tem 10% do orçamento para investir em obras

27/11/2019 - 09h29min

Quando chega esta época do ano as Câmaras de Vereadores votam o orçamento para o ano seguinte. O certo era os vereadores olhar bem os valores que foram orçados e não aprovar tudo como vem. Geralmente aprovam tudo como vem. Nomeiam uma comissão para analisar e dar o seu parecer sobre o orçamento, mas ela não faz grande coisa. Dificilmente mexem em alguma coisa. Se alguém analisar o orçamento com uma lupa vai ver o quanto o nosso setor público se perdeu na linha do tempo. Não é possível uma Prefeitura gastar de 50 a 60% em educação e saúde. Outro dia vi o quanto o Estado gasta só para comprar remédios caros através de ordens judiciais. Uma fortuna. Não sei se a Prefeitura tem 10% do orçamento para investir em obras. Antigamente chegava a 50% da receita o que se investia em obras.

SECRETO

Outra coisa que a Câmara Municipal vai fazer no mês de dezembro é a escolha do novo presidente. A atual presidente é Marli Heinle Gehm. Quem será o próximo ainda não decidiram. Mas tudo estará decidido até o dia das eleições. Arranjos sempre são feitos antes da eleição. Detalhe: a eleição na Câmara de Ivoti é feita secretamente segundo determina a Lei Orgânica. Alguém sabe explicar porque a eleição é secreta?

LESMA

O crescimento de Ivoti se parece com o andar de uma lesma. Tenho dito que nos últimos 20 anos Ivoti perdeu 40% do seu PIB. Quanto ao Índice de Retorno de ICMS, o crescimento de Ivoti também é igual. Nos últimos dias também saiu o Caged, que fornece informações sobre o emprego e desemprego no país. Em outubro foram empregadas 257 e desempregadas 234 pessoas. O saldo sempre é positivo mas não sai do lugar.

ICMS

O ICMS é um dos impostos mais cruéis para o povo brasileiro. Ele é de 18 a 30% sobre a circulação de mercadorias. Portanto incide diretamente nos produtos e nem remédios escapam. A sanha para arrecadar é tanta que na conta de luz, telefone e gasolina o imposto passa de 30%. Nenhum país civilizado do mundo comete uma espoliação dessas. Do total arrecadado 30% fica com o governo do estado. E 25% retorna para o município. Vocês sabem nos últimos 10 anos qual o município que teve o melhor desempenho? Presidente Lucena só neste ano cresceu 8%. Nos últimos 10 anos é covardia. Ivoti cresceu míseros 5,73% e Presidente Lucena foi a campeã com 69,58%. Dos quatro maiores municípios da região, Dois Irmãos cresceu 16,62% em receita de ICMS, Estância Velha 7,11%¨, Nova Petrópolis 6,87% e só então vem Ivoti com 5,73%.

PLANTA E COLHE

Este é o resultado da política de engessamento da Prefeitura, que consegue fechar um pequeno frigorífico de peixes que atraía 1.000 pessoas nos fins de semana para comprar o produto criado ali mesmo. De tanto que encheram o saco do cara, o sujeito resolveu fechar as portas. Simplesmente é inacreditável o que está acontecendo em Ivoti. Na área do meio ambiente instituíram uma espécie de indústria de multa. Uma única empresa levou três multas num período em que estava se adequando à legislação medieval que rege nossas vidas e das empresas. Atualmente a Câmara discute a legislação que vai disciplinar os donos de cães e gatos. O projeto apresentado é um filme de terror com o pretexto de combater maus tratos e o abandono de animais. Estamos na contramão da história, complicando a vida das pessoas em vez de tirar as amarras. Estamos diante de um estado que acha que é o dono de cada um de nós.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário