Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Ninguém quer ser agente de trânsito em Nova Petrópolis

Nesta semana foi exonerado um dos agentes de trânsito do município, concursado no segundo semestre de 2019, em razão do estacionamento rotativo. Apesar do pouco tempo, não é a primeira troca entre os ocupantes deste cargo. Tanto que está sendo chamado o candidato aprovado em oitavo lugar no concurso. Não deve ser um emprego muito interessante. Mas eu também não sei exatamente o que fazem os agentes, porque até agora não vi nenhum deles atuando no trânsito da cidade. Tudo bem que os agentes de trânsito passaram a existir por causa do estacionamento rotativo. Eles são necessários para eventuais multas aos motoristas infratores. Mas eu imaginarei que também cuidariam do trânsito de um modo geral, pois o município não se restringe à área de abrangência das zonas azul e verde. Não se tem notícia, por exemplo, de uma ação de fiscalização realizada pelos agentes municipais de trânsito. E olha que haveria muito por ser feito.

BICICLETAS NO INTERIOR

Domingo, dia 2, dentro da programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis sediará a 1ª etapa do Campeonato Gaúcho de Maratona Mountain Bike. A largada será às 9h na Rua Coberta. É muito bom para a cidade receber esta competição e as informações que sempre circulam dão conta de que a etapa em Nova Petrópolis é uma das preferidas dos participantes. Tanto é que a Federação Gaúcha de Ciclismo vem mantendo a competição por aqui já há bastante tempo. Lá atrás, o dia do campeonato coincidia com a festa da comunidade de São Jacó, o que gerava um verdadeiro caos nas estradas que levam à localidade. Imagine o absurdo de se ter um grande número de carros e igual quantidade de bicicletas dividindo espaço naquelas estradas, sabidamente acanhadas. No ano da inauguração do novo pavilhão de São Jacó, 2015, se não me engano, um dos principais convidados da solenidade chegou atrasado por causa dos problemas nas estradas. Por sorte essa determinação de data caiu por terra e agora não existe mais a coincidência. Mesmo assim, é importante o cuidado de quem transitar pelo interior neste domingo.

MAIS UM EVENTO DO VERÃO

O Circuito Verão Sesc de Esportes será realizado nas canchas da Sociedade Tiro ao Alvo neste sábado e domingo, a partir das 8h30. No sábado acontece a modalidade futevôlei; no domingo serão realizados os jogos de vôlei, sendo o feminino pela manhã e o masculino à tarde. As inscrições custam R$ 60 por equipe e podem ser realizadas no Departamento Municipal de Desporto e no Sesc Caxias. Mais informações pelos telefones (54) 3281-8406 e (54) 3209-8250.

CONSELHO DE CULTURA

O Conselho Municipal de Cultura está iniciando o processo de indicação dos novos membros da gestão 2020/2022. Interessados e representantes de entidade ou agentes culturais podem participar de um encontro que acontece no dia 18 de fevereiro, uma terça-feira, às 19h, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt. Os participantes irão eleger um titular e um suplente para música; dança, teatro e circo; livro e leitura; folclore; artes plásticas; vídeo, cinema e fotografia; e patrimônio material e imaterial. Os indicados serão apresentados na 8ª Conferência Municipal de Cultura, em data a ser definida.