Colunistas

No que tange ao dinheiro, a vida deles é mansa

08/02/2019 - 11h00min

Atualizada em 08/02/2019 - 13h58min

O mesmo povo que mudou a história do Brasil merece ser lembrado das coisas boas que estão no nosso porvir. O Brasil vai melhorar muito daqui por diante graças ao sábio eleitor que soube eleger as pessoas certas na hora certa. Não podia mais ser adiado. Só 1 senador de Mato Grosso para baixo se reelegeu: Paulo Paim. As reformas necessárias começaram. Bandidos começaram a tombar, um a um, como nunca se tinha visto. Era o que o povo queria. Assaltos a bancos diminuíram depois que 19 assaltantes foram mortos só em dezembro. Os negócios começam a se aquecer. O desemprego diminui. A gasolina fica mais barata. A inflação é baixa, s juros também. Falta muito, mas já é visível que o Brasil começa um novo tempo. Ivoti também.

AQUI TAMBÉM

Em Ivoti ainda falta muito. No entanto, coisas boas começam a surgir no nosso horizonte. Foi sugerido muitas vezes nos últimos tempos que a Prefeitura contrate uma empresa de consultoria especializada em avaliar a Prefeitura e fornecer um parecer final do que pode ser feito para melhorar a gestão, arrecadar mais e gastar menos. Não sei se o prefeito já assinou o contrato com a empresa, mas está por assinar. Eles vão passar um bom tempo dentro da Prefeitura para avaliar a situação. Alguma coisa tem que ser feita para a Prefeitura ter mais dinheiro para investir e não só gastar em pagamento de salários, fundo de aposentadoria, etc, estes que são o grosso da despesa.

DISTORÇÕES

Existem muitas distorções que a empresa de consultoria deve apontar. Uma empresa de consultoria que faz avaliação de Prefeituras disse que numa Prefeitura onde fizeram um levantamento desses, tinha 850 professores na folha de pagamento, mas só 450 estavam dentro da sala de aula. “Lugar de professor é na sala de aula”, disse ele. Conseguiram botar 300 de volta para a sala de aula. O mais importante, até mais do que a própria contratação da empresa para fazer o trabalho, é depois botar em prática o que eles vão apontar. Muitas vezes esses trabalhos são feitos para bonito. Depois o gestor engaveta e fica por isso. Principalmente quando não sai do bolso do administrador público se dá pouca importância para a despesa.

DESPESA

Por falar em despesa, a única coisa que um prefeito precisa se preocupar é com a despesa. Várias vezes afirmei aqui neste espaço que administrar uma Prefeitura é mais fácil do que um boteco de esquina. O dono do boteco tem que correr atrás dos clientes. Ele tem concorrência porque tem um boteco em cada esquina. Sabem o que o prefeito precisa fazer para arrecadar a receita da Prefeitura? Nada. Está tudo em lei, os impostos todos temos que pagar, não temos como escapar. O prefeito já sabe no ano anterior quanto vai arrecadar no ano que vem. Assim é fácil. Difícil é administrar o boteco, cujo dono não sabe se vai existir ainda no ano seguinte. Ele depende dos clientes, que podem mudar de boteco a hora que quiserem. E assim é com todas as empresas, elas tem o risco do negócio dar certo ou não. Estou me referindo apenas à arrecadação dos municípios. É claro que tem a questão política, incomodação de toda ordem que os prefeitos tem. Mas no que tange ao dinheiro a vida deles é mansa.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário