Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis
TERMINAL RODOVIÁRIO
Hoje teremos a fala de Lelo sobre o projeto do Terminal Rodoviário em uma coletiva de imprensa, marcada para às 10h, na Prefeitura. Quando o entrevistei no começo do ano, ao ser questionado sobre o fato, Lelo disse que não pretende mais pagar aluguel e até aí creio que talvez a maioria dos usuários e comunidade concordem. O que ainda não está bem compreendido e/ou explicado é a escolha do local para a obra no município.
A Prefeitura na semana anterior respondeu à indicação do vereador do PSDB, Nei Schneider, que sugeriu o Jardim da Percepção para a realização da obra. Segundo a resposta, o local é inviável pelo trânsito, patrimônio histórico da Biblioteca e novamente, os banheiros, já que são internos na mesma. Além disso, na Câmara o assunto já foi muitas vezes citado e o que se percebe é que alguns vereadores desejariam tomar conhecimento do tal projeto antes do mesmo ser executado, passando pela Casa. Há muita desaprovação aos moradores e frequentadores da Praça dos Brinquedos. Afinal, acabaremos com uma Praça e ergueremos um Terminal? Teremos um Terminal e uma Praça harmoniosamente? Lá é o melhor e/ou pior local? Talvez essas respostas sejam respondidads hoje e nos aliviem, ou não. Esperam que sim.
PESSOAS OSTOMIZADAS
Acessibilidade e a possibilidade de um uso mais universal daquilo que é necessário a todos. Assim versa o projeto do vereador que encontra-se na casa no prazo de 30 dias, Alexandre Silva (PSB). Em outros momentos, ao longo de 2017, assuntos como o da necessidade de oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência foram rebatidas por aqui. Salve um projeto que outro. Hoje, o vereador do PSB, assim como seu colega Rodrigo Santos, novamente levou à Câmara de Vereadores algo que já é lei, mas mesmo assim, não está efetivado.
Neste projeto de Alexandre a obra é simples: oferecer e dispor de conforto e autonomia às pessoas ostomizadas, ou seja, aquelas que realizaram algum tipo de cirugia para a abertura de um caminho alternativo no corpo para a saída de fezes e urina. Pensemos, uma pessoa que utiliza uma bolsa de colostomia tem condições de utilizar um banheiro público “normalmente” para suas necessidades?
LINGUAGEM NÃO VERBAL
Nos dias 21 e 22 deste mês, o Departamento de Desenvolvimento Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) irá oferecer o curso “Linguagem não verbal e comunicação consciente (Jogos de Mímica)”. A qualificação será na sede da entidade, das 19h às 22h30. Essa é uma oportunidade para líderes, gerentes, gestores, coordenadores de equipes, vendedores, atendentes e secretárias compreenderem o impacto da linguagem corporal no dia-a-dia. O investimento é de R$ 136 para associados ACINP e estudantes, e R$ 160 para não associados, podendo ser dividido em até duas vezes, com descontos de 3% para dois a cinco inscritos da mesma empresa, e 7% para seis ou mais. Inscrições podem ser realizadas até o dia 16 pelo site da entidade.