Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – 18-06-2025
Por Anna Bezerra
Irritação
O retorno do sistema de semáforo na BR-116, entre Picada Café e Nova Petrópolis, pegou muita gente de surpresa e gerou uma onda de reclamações entre os motoristas que dependem da rodovia diariamente. Desde o início da semana, o trecho está sendo controlado a cada 12 minutos, o que tem provocado filas longas e conversas acaloradas nas redes sociais, principalmente nos horários de pico.
Articulação
A “articulação”, como informou a Prefeitura de Nova Petrópolis, “segue firme junto ao DNIT. O Município reforça que está em contato constante com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, cobrando soluções para o problema”. No entanto, lembra que, “por ser uma obra federal, todas as definições técnicas e operacionais cabem exclusivamente ao DNIT”.
Expectativa
Enquanto os motoristas enfrentam o vai e vem do trânsito controlado, a cidade se prepara para o último e mais esperado final de semana da Tricofest 2025. O evento começa na quinta-feira, dia 19, aproveitando o feriado de Corpus Christi, e segue até domingo, dia 22. A meta agora é ultrapassar a marca histórica de 100 mil visitantes. Até o último domingo, a feira já havia recebido 97.490 pessoas.
Feriadão
Com entrada gratuita e estacionamento liberado, a Tricofest é um baita programa para o feriadão de Corpus Christi. A feira reúne mais de 70 expositores, entre os espaços de malhas, gastronomia, área infantil e variedades. O grande destaque vai para as 26 malharias locais, que oferecem desde peças robustas para os dias de frio intenso até malhas mais leves, ideais para o clima ameno da serra. As opções atendem todos os públicos: adultos, crianças e até pets ganham espaço na moda outono-inverno 2025.
Tendência
Os desfiles de moda, novidade desta edição, já movimentaram os domingos anteriores, apresentando as principais tendências da estação. Agora, com o início oficial do inverno na sexta-feira, 20, a expectativa é de ainda mais visitantes circulando pelos estandes.
Consciência
Outro destaque recente da agenda comunitária foi a Rústica do Meio Ambiente, que mobilizou atletas, famílias e simpatizantes da causa ambiental. O evento levou a mensagem de saúde, lazer e sustentabilidade pelas ruas de Nova Petrópolis.
Inclusão
Ainda dentro da programação de junho, a cidade sediou a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com a participação de 201 pessoas. Temas como equidade, participação cidadã e políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno foram debatidos ao longo do encontro.
Participação
Entre trânsito, eventos e debates sociais, o que se vê é uma Nova Petrópolis ativa, participativa e engajada. Cada desafio tem gerado movimento e, acima de tudo, mostrado a capacidade da cidade de reagir, se unir e buscar soluções coletivas.