Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – 24-06-2025
Por Anna Bezerra
Anúncio
Quem andou sábado, 21, pelas ruas do comércio local, viu Otto e Anna, os mascotes mais simpáticos que tem, espalhando alegria. É o sinal de que o Festival Sabores da Colônia está chegando — aquele momento que faz a gente ficar com água na boca só de pensar nos pães e cucas quentinhos, nos embutidos artesanais e tantos outros. Quem já conhece sabe que a cidade se veste de festa e cheiro bom que você só vê durante o Festival Sabores da Colônia.
Sabores
Falando em festa, o Festival Sabores da Colônia é uma imersão no melhor da nossa culinária colonial. Pães fresquinhos, cucas que derretem na boca, embutidos artesanais, queijos, mel, geleias e aquela batata doce assada com schmier colonial. Tudo feito por gente que conhece a terra, respeita a tradição e tem amor pelo que produz. É de dar orgulho e deixar qualquer um com vontade de mais.
Preparação
E falando em se preparar, a cidade já tá correndo atrás pra reforçar a vacinação contra o sarampo. A campanha começa dia 23 e vai até setembro. Como Nova Petrópolis recebe uma turma de todos os cantos no Festival Internacional de Folclore, é bom todo mundo estar em dia com a vacina. Não é só por você, tchê, é por todo mundo que vai estar na festa.
Cultura
E não para por aí. A programação cultural não deixa a desejar: além do Sabores da Colônia, tem teatro, música e exposições espalhadas pela cidade. Nova Petrópolis sabe valorizar suas raízes e dar espaço para os talentos locais, mantendo viva a chama da nossa cultura germânica, que é nossa identidade.
Clima
Por falar em identidade, o clima de junho tem sido bem característico por aqui, mas com uma dose a mais de chuva: quase 200 milímetros já caíram, mais que o esperado para o mês. O frio vem forte também, com previsão de temperaturas até 5 graus abaixo da média, trazendo aquele vento cortante que só a Serra sabe mandar. É tempo de tirar o agasalho do armário e preparar o chimarrão bem quente.
Educação
A gurizada tá no foco. Projetos que valorizam a educação seguem a todo vapor, porque a cidade sabe que é na escola que se planta o futuro. Investir no aprendizado é dar esperança e oportunidade para quem vem atrás.
Estradas
E pra quem pensa em vir curtir esse frio e as agendas culturais em Nova Petrópolis, pode vir tranquilo: as principais estradas estão liberadas. A BR-116 liga a região metropolitana à Serra Gaúcha e a ERS-235 passa pela bela Região das Hortênsias. É só pegar a bota, o lenço e cair na estrada, que Nova Petrópolis espera com tudo pronto pra receber.
Atenção redobrada
No trânsito, atenção redobrada é regra. A maior parte dos acidentes vem da distração, daquele vacilo que pode custar caro. Então, seja motorista, ciclista ou pedestre, não dá pra vacilar. Olhe pro lado, respeite o outro e volte pra casa são e salvo. Aqui a pressa é inimiga da vida.
