Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis pode ter lei para regrar jardinagem em áreas públicas

23/10/2019 - 11h00min

Atualizada em 23/10/2019 - 15h43min

Junto com os preparativos para a programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha, o Horto Municipal dá início ao plantio das flores que embelezarão as áreas públicas nessas últimas semanas do ano. O diretor do horto, Alexandre Lanius, esteve no evento de lançamento do Natal e em uma breve conversa comentou comigo sobre um passo importante que será dado pela administração municipal. É a apresentação de um projeto de lei para regrar a jardinagem em áreas públicas. Nesta legislação, que precisará ser aprovada pelos vereadores, ficará estabelecido o que é dever da Prefeitura e o que compete aos proprietários dos imóveis. E o mais importante: haverá normas e padrões a obedecer ao se lidar com as plantas em áreas públicas. Será um acréscimo muito importante para uma já cidade conhecida como Jardim da Serra Gaúcha. Além de corrigir eventuais problemas, este movimento poderá servir de incentivo para que ainda mais pessoas se dediquem à jardinagem em suas casas e propriedades.

MOÇÃO DE APOIO

A Câmara de Vereadores aprovou na segunda-feira, 21, uma moção de apoio às reivindicações dos funcionários do Poder Judiciário de Nova Petrópolis. Os oficiais escreventes de vários municípios estão em greve porque são contra a extinção dos seus cargos, medida prevista em um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa. Um representante da categoria participou da sessão e apresentou argumentos dos grevistas. Até aí, tudo certo. Eu não vou entrar no mérito da greve. E me parece que os vereadores também não deveriam fazê-lo. Pelo menos não da forma como procederam. Ninguém discute que existem injustiças e desigualdades nos quadros do Poder Judiciário, com os ocupantes dos altos cargos desfrutando de privilégios incabíveis em uma realidade como a brasileira. Mas no caso específico que gerou este impasse e a greve, a situação parece ser mais complexa. Para apresentar uma moção e posicionar-se, os representantes legislativos do município de Nova Petrópolis deveriam ter ouvido os argumentos do outro lado. Se forem ouvidos só os funcionários públicos atingidos, jamais será possível extinguir qualquer cargo do serviço público, nem que seja para criar um cargo melhor em seu lugar. Portanto, houve um desequilíbrio nesta moção.

DE SÃO MARCOS

Diante desta moção de apoio eu fiquei pensando sobre as principais função dos vereadores. No site da Câmara existe um espaço chamado “Perguntas e respostas”. Fui lá e, embora o site da Câmara já exista há alguns anos, inclusive já tendo sido premiado, fiquei com a nítida impressão de ter sido o primeiro munícipe a ler as perguntas e respostas apresentadas naquele espaço. Uma das perguntas é a seguinte: “Como é composta a Câmara de Vereadores?”. A resposta é longa, mas começa assim: “A Câmara Municipal de São Marcos é composta por 9 Vereadores…”. Opa!

FELIZ LEMBRANÇA

Na coluna de amanhã pretendo falar sobre um impasse que está agitando a localidade de Feliz Lembrança. Pelo que sei, já tem um vereador tentando intermediar a situação. Até amanhã saberemos melhor.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.