Colunistas
Nunca mais
Um dos traços culturais da nossa política é o governante eleito fazer vistas grossas ao que o anterior deixou para trás. Isto não tem cabimento, mas acontece rotineiramente. Também não dá para generalizar, porque, como em tudo sempre há as exceções. Todavia, dá para afirmar que esta prática repugnante é a regra. Aconteceu aqui em Ivoti por muitos anos. E o atraso que tivemos em parte foi também por isso. Se dois governantes se sucedem e usam esta prática quem sai perdendo é o município. Por isso me pergunto como é que podem agir desta forma como se o governo anterior tivesse sido num outro município. Não dá nem para pensar. Com a área industrial da Picada 48 Alta aconteceu justamente isso. Deixaram a área lá se deteriorando, com o mato tomando conta e os fi os de luz sendo roubados. Um inaugurou no fim do mandato e o seguinte fez de conta como se aquilo
fosse um estorvo. Chega a ser criminoso este descaso com os investimentos públicos. Isso é um tapa na cara de cada um de nós que pagamos impostos. Enterrem centenas de milhares de reais em obras que nunca são terminadas. Um prefeito faz, o outro deixa 8 anos abandonado e o que fez, quando volta, não quer gastar dinheiro só para reformar a área deteriorada.
ASFALTO
Pelo jeito Ivoti vai se transformar num canteiro de obras. Hoje rola uma licitação da qual 8 empreiteiras participarão. Serão 8 ruas asfaltadas num total de 16 mil m2 e um investimento de R$ 1.273.754,36. O que chama a atenção é o fato de oito empreiteiras participarem da licitação. Nos últimos tempos elas fogem dos órgãos públicos porque sabem que depois não recebem. É um bom sintoma, sinal de que a Prefeitura de Ivoti tem credibilidade e fama de boa pagadora. E o importante é o fato dos recursos serem do caixa da própria Prefeitura e não proveniente de empréstimos ou repasses de outros governos ou deputados. Isto não acontece há um bom tempo. E pelo que deram a entender, vai vir mais obras por aí. É uma pena, estas obras deveriam ser rotina num Município, governo de Estado ou Federal. É uma pena, num país onde aposentados de órgãos públicos ganham produtividade, sinal inequívoco de que estamos no fi m da linha. Produtividade é quando se produz mais com menos.
Em suma, aumento da produção com os mesmos fatores. Pergunto: como um aposentado que não trabalha ganha produtividade??? Só mesmo no Brasil.
1 X 1
No governo do Estado temos mais de 1 aposentado para cada trabalhador da ativa. O normal é, no mínimo, 4 x 1, ou seja, 4 trabalhando para cada 1 aposentado. No Japão é 8 x 1. E essa que saiu ontem de pessoal do Tribunal de Contas ganhar 700 mil um, 500 mil o outro e por aí vai numa tacada só. Seriam “atrasados” por licenças não tiradas e picaretagens desta ordem. É
um negócio impressionante o que tiram sarro da nossa cara. Segundo os “contemplados por esta loteria”, tudo é legal. É óbvio que é legal, mas e daí. Pode até ser legal, mas que é caso de polícia é. E tinham que ir para a cadeia quem permitiu que surrupiassem o nosso dinheiro deste jeito, enquanto os pobres morrem por falta de atendimento nos corredores de hospital.