Colunistas

O crescimento do setor primário vem surpreendendo nos últimos anos em Picada Café

02/09/2019 - 09h45min

Esse, de certa forma, vinha sendo esperado porque houve um grande investimento principalmente em terraplanagem para novos aviários. Me lembro que no período havia muita reclamação de serviços de máquinas atrasadas e a desculpa era que as máquinas estavam trabalhando em terraplanagem. Hoje o resultado está aí, com crescimento de 12% em apenas um ano.

DE PERTO

Fui conferir um destes aviários que já está produzindo. Olha, o que dá para perceber é que estes agricultores fazem um alto investimento, mas não estão investindo no escuro. Porque o frango e o ovo não produtos que sempre terão comércio, tanto no Brasil como na exportação. Aí está a importância do incentivo, do apoio. Quanto a isso o governo faz certo. Apoia e incentiva agora e o fruto, a arrecadação com impostos, chega depois mais tarde quando o aviário começa a produzir.

FUTURO

O que o município está fazendo agora, com o incentivo a construção de novos aviários, muitos países terão que fazem um futuro bem próximo. Nas últimas duas décadas a agricultura perdeu espaço e não demorou para os jovens deixarem a propriedade e migrarem aos grandes centros em busca de oportunidade. Isso afastou muitas famílias já que os jovens foram e os pais ficaram.

PROJEÇÃO

Esse tipo de investimento, em aviários, mantém estes jovens tocando a propriedade. Em Picada Café, pelo menos nove aviários já foram construídos e seis estão produzindo. E a projeção é muito boa. Isso porque há projetos de pelo menos mais uns cinco ou seis. Em outras palavras, daqui uns cinco a dez anos, o setor vai incrementar muito na arrecadação de impostos. E mais imposto significa mais recursos para áreas como saúde, educação, obras e até na agricultura.

DESFILE

“Se São Pedro permitir em 2020 teremos desfile”. Essa foi a frase dita pelo secretário de Educação e Cultura, Marcelo Marin, no encerramento da Hora Cívica na manhã de sábado no Parque Jorge Kuhn. Sim, pelo segundo ano consecutivo a chuva cancelou o desfile… Muitas entidades deixaram de mostrar sua força. O caso dos trilheiros, jipeiros, mais de 20 agricultores iriam desfilar com seus tratores na avenida, os cavalarianos do CTG Encosta da Serra, Brigada Militar, Bombeiros Voluntário,… Mas isso faz parte e já aguardamos com ansiedade o desfile de 2020.

ATENÇÃO

As escolas e entidades não deixaram de dar sua mensagem no palco do Parque Jorge Kuhn. Aliás, muito bonito. Projetos, ações culturais, conquistas,… Mas o que chamou a atenção mesmo foi o grito pela Amazônia dado pelos alunos da Escola Décio. Sim, o problema que parece ser dos outros é de todo o planeta. São as novas gerações de hoje de olho no futuro e preocupados. Não poderia ser diferente. O aquecimento global mostra que precisamos agir hoje e o que está acontecendo com a Amazônia é bem o contrário.

ESCONDIDA

As reais causas de tantos incêndio não sabemos ou talvez nunca saberemos. Acho que há muita coisa escondida. O que esperamos é que a polícia identifique e puna os responsáveis dentro da lei.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário