Conecte-se conosco

Colunistas

O eleitor deixou de ser bobo

25/07/2019 - 11h25min

Atualizada em 25/07/2019 - 13h27min

O governo tomou a decisão de liberar paulatinamente o FGTS dos trabalhadores. Ele não está querendo ser bonzinho, não é nenhum gesto de caridade, embora eles façam isso com pompa e circunstância. Não é nem um governo nem outro. São todos iguais. E o governo atual não tem culpa de nada. Acaba de assumir um governo destruído, uma economia aos frangalhos, desemprego nas alturas. Retrocedemos a 2008 em termos de economia. Eles só enchem a boca quando se referem ao Brasil como a 8a economia do mundo. Isto é uma grande mentira. Só é a 8a por causa da população de 200 milhões. É claro que o Uruguai com 3 milhões de habitantes não pode ter uma PIB maior que o do Brasil. Se calcularmos pela renda per capita, por pessoa, deve cair lá para trás.

VERDADE

O FGTS só está sendo liberado porque o Brasil parou e não cresce mais desde 2014. É uma medida rápida e sem custo. A liberação do FGTS, que injeta na economia alguns bilhões, são 42 bilhões em 2 anos. Só para comparar. Os governos gastam 927 bilhões por ano só com a folha de pagamento sem contar com os inativos, como se chamam os aposentados do serviço público. Aposentados somos só nós. Eles se chamam inativos. Eles se chamam inativos porque continuam constando da folha de pagamento do serviço público até o último dia de suas vidas e depois passam para o cônjuge e em alguns casos para as filhas solteiras. É um negócio de arrepiar. Aí libera o FGTS e o comércio, por exemplo, se aquece, porque as pessoas vão ter mais dinheiro para gastar.

ATRAPALHA

O que precisamos fazer urgente e o governo faz é tirar o próprio governo de nossas vidas. Da vida do trabalhador e do empresário. 95% são pequenos empregadores, micro até 19 funcionários e pequenos até 99. Temos 13 milhões de desempregados, mais 37 milhões que não tem carteira assinada. São um total de 50 milhões. Os demais têm carteira assinada ou estão aposentados com menos de 60 anos. Quem gera emprego são os empresários e mais ninguém. Portanto, a sociedade é composta por empresários e trabalhadores. O sujeito que abre uma loja e emprega uma balconista. Não tem balconista sem o dono da loja. Podem ter certeza, via de regra, os empresários são os primeiros que levantam de manhã e os últimos que vão para casa. Estes caras têm que ser valorizados, porque senão não tem emprego. No fim do mês se o sujeito tem um lucrinho, lá vem o governo pegar a sua parte.

MUDANÇA

Não pode ser assim, o lucrinho tem que ficar na mão do dono do negócio, para ele empregar bem o seu dinheiro e gerar mais emprego. Só assim o desemprego diminui. O governo tem que deixar as pessoas trabalhar e gerar emprego. Nos últimos 30 anos fez-se o contrário. Empresário era visto como uma praga. Meu Deus do céu, que visão mais maluca. Bem, o resultado está aí, com o Brasil juntando os cacos para tentar se levantar. O empregado não tem bons empregos e o empresário não quer mais botar negócio. Este é o pior dos mundos. Finalmente o atual governo vai mudar estão visão caolha e deixar todo mundo em paz para o bem do Brasil. Por isto Bolsonaro se elegeu. O eleitor deixou de ser bobo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.