Colunistas

O Estado está perfurando dois novos poços artesianos em Picada Café

10/12/2018 - 11h00min

Atualizada em 31/01/2019 - 17h24min

O primeiro fica no Quatro Cantos e adivinhem, var dar água. Depois de anos se falando que não adiantava perfurar poço em Quatro Cantos, enfim, um ponto foi achado e acredita-se que possa dar de 12 a 15 mil litros de água por hora. De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Aloysio Bischoff, até sexta-feira a perfuração já garantia algo em torno de 7 mil litros/hora, por isso é preciso aprofundar um pouco mais a perfuração.

ARROIO TERRA

Sim, a comunidade da rua Arroio Terra será a próxima a ver sua água potável jorrando. Depois de anos, décadas, enfim, esses moradores serão atendidos. Assim que as máquinas encerram os serviços em Quatro Cantos se deslocam para Joaneta para perfurar este novo poço e atender estes moradores. Claro, isso pode ocorrer só em janeiro em função ao período de férias. Vai depender de quando concluem os serviços em Quatro Cantos. A luta dos moradores da rua Arroio Terra é longa e seguidamente vem sendo assunto na Câmara de Vereadores através do vereador Selvino Boettcher. Que bom que a luz no fim do túnel está chegando e mais uma comunidade será beneficiada com água potável, água limpa.

ALÍVIO

De certa forma a chegada destes dois poços por parte do Governo do Estado está trazendo alívio à Administração Municipal. Primeiro porque vai atender mais uma comunidade. Os moradores da rua Arroio Terra lutam por esta água há muito tempo. E água potável, limpa, é questão de saúde pública também, algo que todo ser humano precisa e merece. Depois tem a questão de Quatro Cantos. Outra comunidade que vem crescendo muito nos últimos anos, assim como o Canelinha.

ECONOMIA

A previsão é que o novo poço de Quatro Cantos gere uma economia de cerca de R$ 10 mil por mês. Isso porque hoje se paga de R$ 12 a 15 mil de luz só para levar a água até a comunidade. Ou seja, só o dinheiro que o município poupa tendo um poço instalado na comunidade fará com que possa instalar o novo em Joaneta, na rua Arroio Terra. Esse tipo de obra, normalmente, não se dá valor, mas é fundamental para que o município siga economizando e atendendo mais moradores.

AUMENTO

Os vereadores devem votar na noite desta terça-feira a proposta de aumento dos servidores. Ao que tudo indica a proposta de 0,5% deve ser rejeitada. Sempre há os dois lados. De um lado o prefeito que, imagino, gostaria de dar mais, mas precisa controlar as finanças públicas, e do outro os vereadores que, sob pressão dos servidores por um índice maior, devem votar contra a pedido dos próprios servidores. Não vou me meter nesta briga, afinal, eles foram eleitos para decidir o que pode e o que é melhor para todos.

NA CÂMARA

Falei com algumas lideranças do governo no final de semana e estas me confirmaram que o prefeito Daniel Rückert deve ir na Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira. Daniel quer explicar e justificar sua decisão em dar apenas 0,5% de reajuste. Bom, ele sabe bem como andam as contas públicas e sabe também que o gasto com funcionários precisa ser equilibrado para não correr o risco de ser apontado ali na frente.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário