Conecte-se conosco

Colunistas

O ex-vereador Eugênio Spier falou um pouco do processo de emancipação de Picada Café.

26/03/2018 - 11h00min

Atualizada em 27/03/2018 - 15h09min

O ex-vereador Eugênio Spier esteve na Câmara na semana passada onde falou um pouco do processo de emancipação de Picada Café. A ida dele para o Legislativo foi para não deixar passar desapercebida a data em que nossa Picada Café completou seus 26 anos de emancipação. Spier foi o presidente da comissão que liderou o processo de emancipação, uma lenda da política cafeense. Sem falar que foi vereador por 28 anos, sendo destes 16 em Nova Petrópolis e outros 12 em Picada Café.

VALORIZAÇÃO

A gestão Daniel Rückert foi a que mais valorizou estes heróis da emancipação. Ano passado, todos os integrantes daquela importante comissão foram homenageados em ato solene. Justa homenagem. Acho que todos que naquela época lutaram para criar nossa Picada Café deveriam ser lembrados todos os anos. A emancipação trouxe melhorias em todas as áreas. Principalmente, saúde, educação e estradas.

ESCOLAS

A passagem dos 26 anos passou quase desapercebida. Quase porque, além da estada de Spier na Câmara, onde até bolo teve, algumas comemorações ocorreram também nas escolas. A celebração mesmo ocorre com a Kaffeeschneis´Fest, em maio, no Parque Jorge Kuhn.

ASFALTO

O prefeito esteve reunido com moradores do bairro Jardim Arroio das Pedras no início de março, antes de sair de férias. Daniel ouviu dos moradores a necessidade de asfaltar a extensão da avenida Fridolino Ritter, além das ruas laterais. Aliás, o bairro foi um dos primeiros de Picada Café e, acreditem, está vendo o progresso passar longe dali. Não é de hoje que alguns moradores dizem que foram abandonados por todas as gestões que passaram por Picada Café e lutam agora para serem vistos e lembrados.

CALÇAMENTO

Conversei com moradores e estes afirmam que na reunião houve a promessa de asfalto na avenida e calçamento nas ruas laterais. Uma nova reunião deve ocorrer em breve. O que acontece e vai definir o futuro do bairro é saber se os donos de imóveis vão concordar. Há muitos imóveis sem construção. Será que os proprietários vão concordar e vão investir? Também há um grande trecho que pertence à Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, inclusive, com um cemitério no trecho que deverá ser calçado.

PARCEIRA

Nunca podemos esquecer que a comunidade foi parceira do município. A área acima do cemitério onde hoje passa a avenida foi doada em permuta. Ou seja, o município deu um terreno no bairro Esperança em troca da área onde passa a avenida. Isso ocorreu na gestão Luciano Klein e Heliomar Schroeder. Só não sei se na época se prometeu dar o asfalto ou o calçamento para a comunidade. A extensão da avenida foi o progresso chegando para Picada Café. O que os moradores não esperavam é que este progresso traria tantos problemas como alta velocidade, poeira …. Ou talvez imaginavam que o mesmo progresso traria o asfalto com naturalidade, caso este, que não ocorreu até agora.

RESTAURANTE BECKER

O Restaurante Becker informa que estará aberto normalmente nesta Sexta-feira Santa, dia 30, para almoço. Aceita reserva de peixe frito e cru. Contato 3285-2022.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.