Coluna Estância Velha

O incentivo à pesquisa importa

12/09/2018 - 11h00min

Essa semana tem mais uma edição da Mostraclak, no Colégio Luterano Arthur Konrath. Mais de 300 alunos estarão apresentando seus projetos vindos de escolas da rede municipal, estadual e particular de diversas cidades da região e na busca por credenciais para participar de feiras e mostras fora da cidade, do Estado e até do País. O incentivo à pesquisa e à inovação é algo de extrema necessidade. Depois do que vimos acontecer com o Museu Nacional, devemos colocar como prioridade trabalhar cada dia mais para nossa história, nossa ciência, tudo que nos fará continuar e transcender a história. Um povo sem história e sem ciência, sem cultura e sem pesquisa, não conhece seu passado, não compreende seu presente e, com certeza, não projeta de maneira correta seu futuro. Vivemos um momento tenso em diversos aspectos e não nos importamos com o legado que será deixado para as futuras gerações é, no mínimo, irresponsável.

PROJETOS RETIRADOS

Estou sempre batendo na mesma tecla nesta coluna. Já devo ter me tornado uma pessoa chata ao ver da população, mas a verdade é que acredito verdadeiramente que somos a força e o poder predominante dentro da comunidade. A prova disso? O protesto de servidores da saúde fez com que o projeto de lei de reclassificação de cargos proposto pelo Executivo fosse retirado da Câmara. Por ora, pelo menos, não haverá mudanças ou aumentos de salário. Por ora, pelo menos, o povo pediu, protestou e foi ouvido. O que acontece daqui para frente somente será conhecido conforme as decisões forem tomadas, mas é momento de se orgulhar; o povo lutou pelo que queria e conseguiu.

UNIÃO EM FAMÍLIA

Neste final de semana tem mais um tradicional almoço da Sociedade Canto União, o União em Família. Domingo, 16, a atividade acontece nas dependências da sociedade, no Centro de Estância Velha, e celebra a união que deve – sempre – estar presente na sociedade e na comunidade. Os cartões custam R$ 30 e podem ser adquiridos com os integrantes da entidade ou na secretaria da União. Será servido churrasco com galinhada, saladas e sobremesas.

E A NATUREZA?

Estamos vivendo tempos difíceis. Tudo parece, diariamente, explodir na nossa face. Como se não bastasse, ainda precisamos ver determinadas situações que já deveriam ter parado há muito tempo, acontecendo. Poluição desenfreada e desrespeito pelo que ainda temos. No final da manhã de ontem, a Semape encontrou um descarte irregular de resíduos tóxicos que ia diretamente para o Arroio Portão. Um líquido azul – que na hora em que chegaram tomava conta da água – era despejado sem nenhum pudor nas águas do arroio. A mangueira vinha de uma empresa próxima. Estamos, dia após dia, vendo tudo que temos virar um alvo bem pintado e, agora, temos nossos bens naturais dentro deste alvo. Está na hora de criarmos consciência e fazer alguma coisa. O tempo está passando e ele não vai perdoar nosso descaso e nossa falta de empatia para com o lugar onde vivemos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário