Colunistas
O legado para o próximo prefeito será coisa para cego ver
Quanto tempo leva a Administração Municipal para trocar luminárias que não funcionam mais? Conheço uma bem de perto que está há um mês apagada. E fica a duas quadras da Secretaria de Obras. Se a Administração Municipal estivesse atenta a tudo que acontece ao seu redor e de sua competência, não podia levar mais de uma semana, que já é muito. Com 900 funcionários para atender a população, de gente para cuidar das coisas que têm que ser feitas não falta.
CAMPO MUNICIPAL
Vale a pena dar uma olhada nas peladas que acontecem no campo municipal de noite. Faz tempo que não vejo mais jogos ali. Mas até uns dois meses atrás os times entravam em campo debaixo de uma penumbra de dar pena. Não sei como achavam a bola. Metade das luminárias estão apagadas. Isto acontece desde que Arnaldo deixou a Prefeitura e ninguém conseguiu até agora resolver o problema. Será que é tão caro a compra de algumas luminárias para completar a iluminação e propiciar que os times joguem suas peladas de noite, ainda mais agora que o verão está chegando?
RETORNO?
É impressionante o grau de deterioração a que chegou a coisa pública no Brasil. O governo federal não faz mais obras ou leva 20 anos para concluí-las. Não tem dinheiro para nada, só para pagar salários e a despesa fixa do governo. Vai um tiquinho para a Saúde, outro tanto para a Educação, umas migalhas para a segurança pública, um montão de dinheiro para as aposentadorias (bilhões) e o resto é consumido para sustentar a máquina. Retorno para a população, portanto, é mínima.
ONDE ESTÁ?
O que nossos prefeitos fazem quando querem dinheiro para uma obrinha? Se estão pensando em se socorrer em outras esferas da Federação, é porque não tem dinheiro do próprio orçamento. O que o prefeito faz? Ele pensa em ir para Porto Alegre, que está fora de cogitação. O Estado é o mais falido de todos. Aí os prefeitos se voltam para Brasília, onde verdadeiramente está o dinheiro. Pegam o avião e vão lá. 60% do orçamento está lá, dinheiro que sai todo ele dos municípios e vai parar lá.
OBRAS
O que mais se ouve um cidadão perguntar para outro onde estão as obras na sua cidade. As pessoas até procuram, mas não acham nada. As administrações municipais se resumem à Educação e Saúde. E acaba por aí. Obras mesmo, nada. Não se vê uma ponte sendo construída, o asfaltamento de ruas e avenidas, abertura de novas ruas, construção de novas praças. A propósito, não sei quando foi construída a última praça na cidade de Ivoti. À medida que a máquina pública foi inchando, as obras, concomitantemente, foram diminuindo. O problema é que a máquina não parou de inchar. Consequentemente, as obras foram diminuindo. E não se vê mais obras públicas.
INSISTO
O prefeito tem que tomar uma decisão urgente. Tem que ser removido o entulho amontoado durante os últimos 30 anos e modernizar a legislação do município. O tempo passa muito rápido e se medidas urgentes não forem tomadas, vai acabar o mandato e o legado para o próximo prefeito será coisa para cego ver.