Colunistas
O país ficou inadministrável
A política desgraçada dependendo de quem faz ela. O povo brasileiro não aguenta mais falar em políticos. É verdade, são eles que infernizam nossa vida, matam a população porque não atendem direito na área da saúde, matam gente porque deixam as ruas e estradas mal sinalizadas e esburacadas, matam gente porque ninguém tem segurança neste país. Tudo isto é verdade. No entanto, precisamos da política no nosso dia a dia. A não ser que resolvemos um dia novamente apelar para as forças armadas tomar conta do país. E olha que não estamos muito longe disse porque o país está ingovernável. Delfim Netto disse que o país está inadministrável. Ou seja, não tem mais como ser levado adiante do jeito como está. Isto todo mundo vê, mas ninguém faz nada. Fomos dragados pelas corporações, que de pressão em pressão foram fazendo os políticos votar leis que deixaram a situação como está. E como as leis estão aí e os políticos não se mexem para mudá-las, o Judiciário faz a sua parte e cumpre a lei.
Ninguém mais mexe em 90% do dinheiro dos impostos que pagamos. Os absurdos de leis que foram feitas nas últimas décadas nos deixaram este legado que é garantido pelo Judiciário. E quando não tem uma lei para garantir privilégios, o próprio Judiciário trata de inventar uma lá em Brasília. O mesmo acontece quando o governo quer fazer a coisa certa e vender estatais que só dão prejuízo e não fazem o menor sentido para estar nas mãos do governo. Um ministro do Supremo vai lá e diz que elas são “patrimônio do povo brasileiro” e não deixar vendê-las. O tal do patrimônio custa milhões, as vezes bilhões aos cofres do governo, que tira dinheiro da saúde, educação e segurança para tapar os rombos e elas continuam sendo “patrimônio do povo brasileiro”. Que patrimônio é esse!!!
LEITE
O problema é que não temos nem luz no final do túnel. O quadro está tão tenebroso que não dá para pensar no país melhorar. Desde que entregamos o Brasil de volta para os políticos deu no que deu. Quando aconteceu a redemocratização os políticos falavam a cada segundo em remover o entulho autoritário. Trinta anos depois temos que agora remover o entulho democrático, que é muito maior que o anterior. O anterior era uma maravilha perto desse aí. Ontem conversei cerca de meia hora com o candidato a governador Eduardo Leite e vi pelo menos uma luz no final do túnel. Ele tem ideias boas e parece preparado para governar o Estado. Foi prefeito de Pelotas com menos de 30 anos e não concorreu à reeleição embora estivesse reeleito. Elegeu a sua sucessora no primeiro turno com larga vantagem. O cara é fera e deve ter no máximo 35 anos. Bota preparado nisso!!!
GASOLINA
O país é surreal. Embora exista gasolina na nossa região já a preços que não passam de R$ 4,35, o posto na hora de comprar da distribuidora paga 30% de ICMS sobre R$ 4,70. Isto porque o imposto é pago antes da gasolina ser vendida. É pago quando ela é comprada. Não é surreal!!! Ou seja, o governo arbitra um suposto valor pelo preço da gasolina e este valor, que sempre é maior do que o preço de mercado, serve de base de cálculo para a cobrança do imposto. Não é o caso dos motoristas que consomem gasolina acabar com esta barbaridade como os caminhoneiros fizeram???
O endereço deste absurdo todo mundo sabe onde fica.