/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Nova Petrópolis

O perigo escondido na beleza do letreiro

02/07/2019 - 09h30min

Atualizada em 02/07/2019 - 13h51min

Recebo um questionamento pertinente de um leitor e trago o assunto para a coluna. É sobre o letreiro com o nome de Nova Petrópolis e um coração vermelho instalado junto ao pórtico da ERS-235. A questão não é a beleza do conjunto e tampouco a grande importância deste investimento. Mas sim a segurança. Como bem mostra o exemplo da instalação idêntica junto ao Kukos, os turistas querem se parar ao lado do letreiro e tirar fotos. Nesse do pórtico, o único jeito da pessoa conseguir tirar a foto é se parando na estrada. Fazendo a foto pelo lado de cima, as letras do nome ficam ao contrário. Outra opção seria ir até o lado oposto da rodovia, mas isso também envolve o perigo da travessia. É em um lugar com trânsito sabidamente perigoso, com elevado número de acidentes. Turistas às vezes não dão a devida importância para os perigos do trânsito. É preciso estar alerta a esta situação.

SINALIZAÇÃO

Falando em trânsito, uma observação curiosa sobre a sinalização na rua Vicente Prieto. No ponto da divisa entre Linha Imperial e Pinhal Alto, as placas sobre o limite de velocidade são divergentes. Para quem vai ao Pinhal, a placa indica 30 quilômetros por hora. No sentido oposto, é 40 km/h. Para bom entendedor, essa diferença de 10 não importa muito e o perigo do trecho fica subentendido. Mas também é preciso notar que o trânsito é um assunto atrelado a uma legislação e leis não podem abrir qualquer margem para dúvidas.

GONÇALVES DIAS

Há algumas semanas o vereador líder de governo, Oraci de Freitas (PP), anunciou que uma frente de trabalho da Secretaria de Obras estava chegando em Linha Gonçalves Dias. Passei por esta estrada em maio e novamente na semana passada. As obras aconteceram e a melhora foi significativa.

INSALUBRIDADE

Aproveitando que o assunto é a Secretaria de Obras. O primeiro semestre passou e os operários das obras seguem sem receber o adicional de insalubridade, benefício aprovado em meio a muita polêmica no fim de 2018. Comenta-se que pode haver barulho nos próximos dias.

MATRÍCULAS EJA

A Secretaria Municipal de Educação definiu os prazos para matrícula e rematrícula da educação de jovens e adultos (EJA) – ensino fundamental na rede pública municipal de ensino. A realização da matrícula do EJA será realizada de 1º a 15 de julho, na Escola Otto Hoffmann. É preciso levar cópia da carteira de identidade autenticada, comprovante de endereço, histórico escolar e duas fotos 3×4. As rematrículas serão no dia 5 de agosto.

6º CAFÉ E FOLCLORE

Aproxima-se mais um fim de semana com agenda de eventos movimentada e uma das opções é o 6º Café e Folclore, realizado pelo Grupo de Danças Bergtal, de São José do Caí. Será no sábado, dia 6, com início às 19h30. Cartões a R$ 30,00 e isenção para crianças de até oito anos. Quem tem entre 8 e 12 anos paga metade.

Sair da versão mobile