Conecte-se conosco

Colunistas

O que mais impressiona é que tem pessoas que ainda acreditam neste modelo

22/05/2018 - 11h00min

Foi com alívio que o comércio recebeu a chegada do frio na hora H. Não dava mais para esperar. O comércio de roupas e calçados com estoque nas alturas de artigos de inverno e sem vendas no final do mês de maio. Aí justamente no Dia das Mães, 13 de maio, um friozinho ainda tímido, mas que já quebrou o galho, apareceu. No sábado ainda fez calor. O Dia das Mães foi salvo e o comércio também. E de lá para cá não parou mais de fazer um frio gaúcho, que já aqueceu as vendas. E como ainda estamos em maio e tem todo mês de junho para o comércio aquecer ainda mais, levantemos as mãos ao céu para agradecer por ter mandado o frio na hora certa. E para toda a semana está previsto mais frio ainda.

É DE RIR

Quando se imagina que cenários como o da Venezuela não se repetiriam mais neste século, chega-se a conclusão que o ser humano não muda e continua barbarizando às custas de milhões e pessoas. As pessoas se perguntam como é possível um único governo, o bolivariano, que começou com Chaves e agora quem governa é o ditador Maduro, consegue fazer tanto estrago. É simples. Os comandos das Forças Armadas se deixaram corromper, a Suprema Corte também, o Congresso idem, e o resultado está aí. Para subjugar o povo, o governo bolivariano montou milícias à parte até que a polícia toda se deixou corromper pelo governo. Quem não entendia como Cuba foi virar uma das últimas ditaduras socialistas do mundo e ainda se mantém, mas as custas da pobreza do povo, agora temos a nossa Cuba aqui na América do Sul. Parece mentira mas é verdade.

INFLAÇÃO

Quem consegue fugir não perde tempo. Cerca de 3 milhões de venezuelanos fugiram do país de 30 milhões de habitantes. E quem fica passa fome e não tem nada para comprar. O dinheiro não existe mais. Quem acompanhou o Grêmio viu as pessoas rasgarem notas de dinheiro porque não valia absolutamente nada. A inflação em 2017 foi de 8.878,1%. As pessoas precisam uma sacola cheia de dinheiro para comprar um pãozinho quando ele aparece nos mercados totalmente desabastecidos. Aí domingo teve eleições e o ditador Maduro se reelegeu com 66% dos votos. Parece piada, mas é verdade. Este cenário existe, não é filme de ficção e o Brasil faz divisa com a Venezuela. Portanto, é logo ali.

LOUCURA

E pensar que aqui temos vários partidos de esquerda que são admiradores do governo da Venezuela. É bem verdade que estão quietinhos, não andam se manifestando diante das barbaridades que acontecem lá. E estes partidos tentaram implantar aqui um governo que apostava no Estado como provedor de tudo. O partido que nos governou por 13 anos é desta linhagem. O resultado de quem refuta a iniciativa privada, que produz, e aposta tudo no governo, foi o que tivemos aqui: a maior recessão da história, inflação nas alturas e o governo quebrado. O que mais impressiona é que ainda tem pessoas que acreditam neste modelo de regime depois da queda do Muro de Berlim e do fim da União Soviética. No papel o pensamento da esquerda é uma maravilha. Um estado centralizador que propicia o desenvolvimento econômico e social. Só que na prática ainda não conseguiram fazer funcionar em nenhuma parte do mundo. A última experiência acontece aqui do lado e o resultado é o mesmo de sempre.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.