Colunistas

O que mais o Estado faz aqui

29/01/2020 - 10h56min

Muitos me questionam sobre a necessidade de termos o Estado como furão entre o governo federal e os municípios. É claro que o Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, tem suas funções. No entanto, elas podem ser questionadas. Se fossem passadas as escolas de Ensino Médio para os municípios, o Estado já podia se desincumbir desta tarefa. Os municípios administram muito melhor a coisa pública, mesmo porque a população está muito perto dos governantes e eles arriscam muito menos para fazer bobagens com o povo na cola. Quantas e quantas dores de cabeça teríamos a menos se não existisse a figura do CPERS, a entidade que congrega os professores e cuja presidente outro dia foi chamada de “louca” por um governante por suas posições extremas. Nos Estados Unidos, a polícia é municipal ou pertence ao Condado, que é equivalente aqui no Brasil a Comarca. O delegado de polícia é escolhido pelo povo, como o próprio Juiz, que em alguns Estados tem mandato de 6 anos. Portanto, pelo que se vê, lá é bem diferente que aqui. O que mais o Estado faz aqui. Educação Média, Olívio inventou as Universidades Estaduais que viraram em cabide de emprego. Porque o Estado não compra vagas nas particulares em vez dele próprio se meter a empresário.

ACABAR

Quanto a polícia, lá fora elas são federais (FBI) ou pertencem as cidades ou condados. Aqui também podia ser assim e o delegado ser eleito pelo povo. Aqui quando assumem temos que sustentá-los para o resto da vida. Quando chegam à meia idade se aposentam e a sua vida não muda como os cidadãos comuns. Eles continuam recebendo como se estivessem trabalhando. O que mais o Estado faz. Educação de Ensino Médio e Segurança. Por último, saúde. Porque, se a União tem o SUS e os municípios se encarregam do resto. O Estado é um mero atravessador. Como não tem mais dinheiro, só atrapalha e garante saúde mesmo só para os seus funcionários. Eles tem plano de saúde do bom e do melhor. Vamos procurar mais alguma coisa de que o Estado se encarrega. Olha, acho que dá para ficar por aí. Qual a sua utilidade então? Porque tem que arrecada 50% do IPVA. 75% do ICMS sobre toda a circulação de mercadorias, que varia de 18 a 30%, vejam bem, afora o resto. Meio Ambiente a União e os municípios também se encarregam. Vamos acabar com os Estados e o povo teria uma enorme dor de cabeça a menos.

CONTROLE

Vejam só. Temos o Tribunal de Contas, que é omisso e formado por ex-políticos. Se o Tribunal de Contas funcionasse o Estado não poderia estar na situação em que se encontra e teríamos saúde, educação e segurança melhores. Tem a Assembleia Legislativa, que também tem a incumbência de fiscalizar o Executivo. Temos o Ministério Público, com a mesma função. E tem o referido Tribunal de Contas, afora os penduricalhos que tem por aí. Tudo isto para fiscalizar o serviço público, uns caindo sobre os outros, e não funciona. Continuam roubando, empregando gente demais, roubando e funcionando apenas para se auto alimentar. Praticamente tudo que se arrecada é consumido pelo próprio governo para se sustentar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário