Colunistas
O que muda com a nova norma de rastreabilidade de hortifrutigranjeiros
A nova norma da rastreabilidade de produtos hortifrutigranjeiros vai entrar em vigor na próxima quarta-feira, dia 8 de agosto. Várias reuniões vêm acontecendo para tratar do tema. A próxima reunião vai ocorrer na UCS do Caí e será na segunda-feira, dia 6.
O QUE INFORMAR?
De acordo com as novas normas, o produtor deverá informar o endereço completo da origem do produto, com as coordenadas geográficas, nome, variedade, quantidade, lote, data da colheita ou embalagem, fornecedor e identificação (com o CPF, CNPJ ou Inscrição Estadual).
SEGURANÇA E CONFIANÇA
Segundo os entendidos no assunto, a nova norma deve proporcionar uma maior confiança no consumidor final, uma vez que saberá a origem do produto.
EMENDAS
O envio de emendas de deputados federais e senadores é uma coisa que vem beneficiando o município. Foram comprados dois veículos e um caminhão caçamba recentemente, e até o final do ano devem ser adquiridos mais um micro-ônibus e, pelo menos, mais dois veículos de pequeno porte novos para serem utilizados na Secretaria de Saúde.
LIBERAÇÃO
Deve sair nos próximos dias a liberação da saibreira do município. Como existem duas saibreiras particulares no município, este sempre é um assunto que vai parar na Câmara de Vereadores. Os vereadores da oposição sugerem a licitação para compra de saibro e fazer a operação tapa-buracos nas estradas do interior e acessos de roça. Os de situação dizem que querem saibro de qualidade e preferem aguardar. Aguardemos, então. Mas que as estradas sejam tapadas o mais breve possível, pois ainda tem muita chuva pela frente.
PARA SAIR DA ROTINA
Os interessados em participar da Oficina Terapêutica de Câmbio podem se inscrever junto ao Cras, com a educadora física, Jéssica, que vai ministrar as aulas, ou com a assistente social, Joice. É uma atividade interessante para quem quiser sair da rotina. Podem participar pessoas acima de 45 anos. Mais informações pelo fone (51) 3571-1149. A oficina vai ocorrer sempre às terças-feiras, sendo que haverá transporte para os inscritos.
A TECNOLOGIA E A SEGURANÇA
O assunto já vem sendo debatido há algum tempo, mas as autoridades e os comerciantes querem uma solução breve para o problema da segurança pública. No próximo dia 14 a Associação do Comércio, Indústria e Serviços (Acis) traz novamente o major Célio Vargas, da Brigada Militar do Caí, para falar do assunto. Ele estará na Sociedade São José para falar sobre como a tecnologia auxilia na questão da segurança. A palestra inicia às 19 horas. É importante confirmar presença pelo WhatsApp (51) 980127964. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível, que deverá ser doado à Apae.