Coluna Nova Petrópolis

O que nos diz o vídeo gravado na sinaleira da Praça das Flores?

30/07/2019 - 09h56min

Está fazendo sucesso no site do Diário o vídeo gravado por um empresário na tarde de domingo, 28, na sinaleira da Praça das Flores. “Show de barbaridades”, diz o título da notícia. Achei as palavras muito bem escolhidas, assim como o comentário do próprio empresário ao divulgar o vídeo em grupos do WhatsApp: “É de chorar”. Se você ainda não viu o vídeo, confere lá.

É POUCO

Em poucos segundos, o vídeo mostra pedestres e carros cometendo infrações ao mesmo tempo. E uns reclamando dos outros. Mas também não crie falsas expectativas. As imagens não têm nada de extraordinário. Pelo contrário: você olhará para o vídeo e suspirará: “já vi muita coisa pior”. Esse é o ponto! Tornar público um vídeo como este é muito válido justamente por conta do debate. Vá à página do Diário no Facebook e veja os comentários sobre o mesmo vídeo. É gente falando de outros lugares da cidade em que os problemas no trânsito se repetem. Logo, por mais absurdas e ridículas que sejam as imagens, não é o vídeo e sim o trânsito como um todo que é de chorar.

TERRA SEM DONO

O cruzamento da Av. 15 de Novembro com a rua Rio Branco é um dos pontos problemáticos mais citados. Aquilo de fato é uma terra sem dono. E ninguém pode falar em falta de sinalização, a exemplo do próprio cruzamento do semáforo. Informações claras para pedestres e motoristas não faltam. Uma vez eu filmei uma caçamba azul da Prefeitura fazendo uma manobra proibida no cruzamento da Rio Branco. Acho que o ano era 2014 ou 2015. Obviamente o motorista não gostou e resolveu me desaforar, gabando-se de ter passado em concurso e se dizendo sabedor das leis de trânsito. Segundo este motorista, as placas que proíbem as conversões à esquerda não valem e o cruzamento deveria ter sinalização pintada no chão. Ou seja, o certo era ele e eu é que estava errado. Neste dia eu perdi um pouco da esperança em um trânsito melhor. É evidente que a sinalização horizontal ajudaria. Mas aí dizer que as placas são insuficientes, é dose para elefante. Explica bem porque o trânsito está como está.

A VOLTA DA ESPERANÇA I

A esperança de um trânsito melhor reside no fato de que em breve Nova Petrópolis terá agentes municipais de trânsito, que significarão um reforço significativo não só para organizar o estacionamento, mas para o trânsito de um modo geral. Vai melhorar!

A VOLTA DA ESPERANÇA II

Também pode haver esperança no fato de que cada vez mais pessoas estão “botando o dedo na ferida” que são as rótulas da avenida. No cruzamento com a Duque de Caxias pede-se a volta dos tachões, que traria mais segurança. Eu sei que após ler isso, muitos já estão começando a amassar a página do jornal de tanta raiva. E com razão. Os tachões formam um funil e servem para reduzir a velocidade, o que representa segurança. Por outro lado, pelo mesmo motivo, tornam o trânsito praticamente inviável em determinados momentos. Isso sem contar o fato de que muitos motoristas de fora acabam ignorando os tachões, o que também gera riscos. Se o assunto das rótulas de fato permanecer na pauta do debate público, rapidinho se concluirá que elas precisam ter os seus desenhos totalmente reformulados. Tirar ou por tachões não passa de gambiarra.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário