Colunistas

O que preocupa é a condição dos peixes na praça

14/11/2018 - 11h00min

Atualizada em 14/11/2018 - 11h42min

Morreram apenas cinco peixes na Praça das Águas, próximo ao salão Bier, no Centro. Os motivos podem ser o próprio calor, a falta de oxigênio na água e o excesso de matéria orgânica, além, da grande quantidade de peixes, que se multiplicaram ao longo dos anos.

QUEM COLOCOU

Mas como os peixes foram parar ali? Um morador comentou que foi sobra de uma encomenda de peixes que os produtores não foram buscar na Prefeitura. Em contato com o prefeito Henrique Petry, ele disse que quando foi secretário de Obras comprou com recursos do próprio bolso para colocar os peixes ali.

O QUE FAZER?

A atitude do secretário de Obras, Pedro Fritsch, foi mandar retirar os peixes mortos do local e enterrá-los ainda na segunda-feira á tarde, devido ao mau cheiro. Num segundo momento foi a colocação de uma bomba d’água no lago para oxigenar a água parada. Uma terceira questão será a retirada de uma boa quantia de peixes e transferi-los para o açude existente ao lado da Prefeitura, já que houve uma multiplicação de peixes nos últimos anos.

HOSPITAL

Foi bem debatido o envio de recursos para o Hospital Nova Petrópolis. A oposição discordou, mas acabou no empate em 4 a 4, e a aprovação com o voto de minerva do presidente Rodrigo Kich. Além do pagamento de serviços, o valor de R$ 46.492,44 foi para pagar o atendimento de um psiquiatra. Luana disse que o melhor seria parcelar o valor. A reclamação maior é que seria um valor pago adiantado ao hospital.

ATUALIZAÇÃO

Outro projeto aprovado refere-se a atualização dos valores venais dos imóveis, cujo percentual acumulado do IGP-M/FGV é de 10,0496%. Uma vez atualizados, vai representar um valor a maior a pagar pelo IPTU. Segundo o prefeito Henrique Petry, a atualização é necessária para evitar apontamentos do Tribunal de Contas.

ALEVINOS

Os pedidos de alevinos podem ser feitos até o dia 26 deste mês, já que a entrega será no dia 28. O interessante é bem significativo o número de alevinos (filhotes) de carpas e tilápia encomendados até agora.

KERB DE LORELEY

Vem aí o 8º Loreley Kerbfest, no sábado, dia 17. Haverá culto às 19h, seguindo a programação com o bierwagen até a Heimathaus. A animação é com a Bandinha do Periquito. Haverá venda de chopp da Cervejaria Origem no local do evento. Quem for trajado a rigor ganha um chopp. Será realizada a escolha do rei e da rainha do kerb.
Na segunda-feira à noite, também na Heimathaus será o Rekerb da Cervejaria Origem.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário