Colunistas
O susto com o vento forte foi grande
Assim como Estância Velha, Lindolfo Collor e Dois Irmãos, Presidente Lucena também registrou alguns estragos com a ventania e a chuva no final de semana. O interior foi mais atingido. As autoridades registraram quedas de árvores, rompimento de fios de luz e queda de postes na área rural. Na hora do vendaval no final de semana, as casas chegaram a ficar sem luz. O susto com o vento forte foi grande.
PICADA SCHNEIDER
Um dos problemas com energia elétrica voltou a ocorrer em Presidente Lucena: a falta de luz em Picada Schneider. Em alguns pontos, a energia foi restabelecida no domingo pela noite. Porém, em outros pontos, a energia não retornou. Não é a primeira vez que a demora acontece. Com o vento forte, os galhos tocam os fios de energia elétrica da RGE Sul. Em junho, por exemplo, relatamos no Diário o caso do morador Luiz Klaus que passou dias sem luz e teve que vender as nove vacas por não ter como conservar o leite e cuidar dos animais. Enfim, o problema segue se repetindo. Ainda na manhã de terça-feira, o prefeito Nack foi até a RGE para relatar todos os problemas dos moradores.
COMUNIDADE
O bom de Presidente Lucena é o povo: um ajuda o outro quando há dificuldade. No caso de falta de energia elétrica, há a ajuda dos vizinhos, que auxiliam uns aos outros. Faltou luz em um local? Um lucenense concede ao outro um espaço na geladeira ou no freezer. Foi assim na metade do ano e aconteceu agora também. Em tempos difíceis, nada melhor que ser solidário.
CONSULTAS I
As faltas nas consultas deu uma boa reduzida no mês passado. É o que garantiu o secretário Pedrinho. Claro, o ideal é que ninguém faltasse a nenhum atendimento marcado. Mas, em agosto, o número de faltosos foi de 15%. O pico máximo já foi de 30%, segundo relato do secretário da Saúde. Apesar da visível redução, o número assusta porque os custos para os cofres públicos são significativos. O psiquiatra, por exemplo, é pago por hora e custa em torno de R$ 150. O valor é o mesmo se tem ou se não tem paciente. “Perdemos mais de R$ 100 mil”, disse o líder da pasta da Saúde.
CONSULTAS II
É importante deixar uma coisa bem clara: o dinheiro pago com as consultas é público, ou seja, sai do bolso do morador. Por conta disso, é de suma relevância que não se falte nenhuma consulta, salvo em situações de emergência. A meta da administração é reduzir cada vez mais esse número. Em setembro, a tendência é que haja essa redução.
É SÓ ELOGIO
– O setor da Agricultura é um dos mais prejudicados com a forte chuva e ventania. Os produtores são guerreiros.
– Econômica: essa é a definição da Câmara de Presidente Lucena. Ouvi o elogio em uma roda de conversa com políticos da região.
– Soberano de Presidente Lucena é sucesso. Todos os eventos que acontecem são marcados pelo trabalho e grandiosidade. Parabéns aos envolvidos!