Colunistas
O tempo para se adequar à rastreabilidade terminou
Foi ontem o último encontro destinado aos produtores rurais locais interessados em se adequar às novas normas que permitirão que vendam seus produtos na Ceasa e até em supermercados. O encontro foi no Sindicato Rural, e teve representantes da Emater, sindicato e dos supermercados, além, dos próprios produtores da agricultura familiar.
RASTREABILIDADE
Desde agosto deste ano produtores rurais de diversos municípios da região têm recebido capacitação sobre a rastreabilidade na horticultura. O objetivo dessas medidas é de informar os produtores quanto à Instrução Normativa Conjunta nº 2 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O QUE DETERMINA
A normativa em pauta estabelece a obrigatoriedade dos supermercados e outros estabelecimentos que comercializam frutas e hortaliças forneçam informações padronizadas, que identifiquem o produtor ou o responsável no próprio produto, ou mesmo nos envoltórios, caixas, sacarias e demais embalagens.
MÉDICA
Todos sabem que foi excelente o trabalho da médica cubana Aielaivis Pico Mestre. E, com certeza, todos lamentaram que ela teve que sair. Como está casada com o produtor Paulinho Franz há dois anos, a decisão dela é acertada em ficar no Brasil. No caso, em Hortêncio, cuja comunidade a recebeu com respeito e carinho. Parabéns para ela que, se voltar a clinicar no município, vai compor com maestria a equipe local da Secretaria da Saúde. A grande expectativa é que ala faça o Revalida, a prova que permitirá ela ser contratada no Brasil como a profissional que é.
GRANDE FINAL
A grande final entre o Detróyt e o Maringá será na sexta-feira, no Ginásio Municipal de Esportes. São equipes que participam há algum tempo dos campeonatos municipais, e que tornam a disputa bem acirrada. As torcidas deverão lotar o ginásio, para impulsionar as suas equipes rumo à conquista da taça de campeão. Já está sendo reconhecido na comunidade o trabalho do diretor de Desporto, Israel Müller, na organização dos eventos esportivos do município.
MATRÍCULAS
Quem ainda não fez a sua matrícula na Escola São José tem ainda hoje para encaminhar a documentação, além de amanhã e sexta-feira. Na Educação Infantil a matrícula é obrigatória. O atendimento na escola é das 8 às 11h e das 14h às 16h30. Os documentos necessários são os seguintes: Certidão de Nascimento, RG dos pais e do aluno (se tiver), histórico escolar e certidão de transferência.
PEIXES
Ainda estão abertos os pedidos para os interessados em adquirir peixes. A data limite é o final deste mês de novembro. Portanto, os produtores que possuem açude e quiserem encomendar carpas, tilápia, jundiá ou outros peixes devem correr. Mais informações são obtidas na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, com Breno ou Romaica.