Conecte-se conosco

Colunistas

Olha, queimadas tem no Brasil inteiro, não só na Amazonia

30/08/2019 - 08h49min

No nosso interior a fumaça na atmosfera faz parte da rotina nesta época do ano. O plantio começa agora. Aproveitando, como estamos em época de Expointer, vale a pena dar uma circulada por lá. Você sente uma vibração no corpo como se estivéssemos num país rico. Tudo lá é grandioso. Este é o Brasil que dá certo. Aquele Brasil lá tem que puxar a economia pra cima e sustentar o governo. Não fosse este peso nos ombros e as coisas seriam bem diferentes.

REPETINDO

Vou repetir aqui de novo o que já escrevi outro dia porque a maior parte das pessoas tem que saber disso. 160 bilhões em 10 anos é o que custam os rombos nas estatais do governo federal. Aí não estão junto as municipais e estaduais. Com este dinheiro daria para construir uma casa para todo mundo que não tem. Em Porto Alegre tem uma tal de Cientec, que vai ser privatizada agora. Ela produz chips para rastrear gado no campo. Só que tem um detalhe: os chips são importados da China. A Cientec só embala e entrega para os criadores. Não produz um chip. Teve no ano passado um faturamento de 3 milhões e despesa de 86. A diferença o governo federal tirou do caixa e deu para a empresa. Temos que rir pra não chorar.

POPULAÇÃO

Tá aí no jornal. O IBGE diz que a população de Ivoti chega a 24.293 habitantes neste ano. Percentualmente é um crescimento de 1,73% num ano, o maior de todos os municípios da região. Não dá para entender. A população cresce mas a produção, ou o PIB, como queiram, cai. Já escrevi aqui que Ivoti precisa se posicionar. O que queremos de nosso município. Virar uma cidade-dormitório, ou crescer de acordo com a nossa vocação. Os alemães que colonizaram Ivoti tinham espírito empreendedor. Isto faz parte da cultura alemã, por isso é um dos países mais ricos do mundo. Esta é uma decisão nossa e de mais ninguém. Está na hora das lideranças de Ivoti sentar em torno de uma mesa para discutir o nosso futuro. E também está na hora de parar de ficar escrevendo sobre isso e nada acontecer. Espero que as principais lideranças políticas assumem a sua posição. Se é para ficar como estamos, tudo bem. Mas que se chegue a esta conclusão, em vez de ficarmos andando em círculo que nem barata tonta, sem saber para onde ir. Se é para ficarmos parados onde estamos tudo bem. Ou se vamos olhar para a frente. Neste caso, melhor ainda.

JOVENS

Outro dado: milhares de jovens se mudam do Estado para outros países. Um fenômeno mais recente: jovens vão viver em Santa Catarina. Preferem ir para lá porque aqui só se fala em problemas.

IVOTI

Pois bem, para a Panela só interessam os nossos problemas que não são poucos. Um deles: não tem dinheiro pra nada muito menos para investimentos. No Buraco temos que investir 4 ou 5 milhões só pra começar. Hoje se a Prefeitura investe 200 mil já se dão por satisfeitos. Com criatividade, inteligência, teimosia e sabendo onde queremos chegar, tudo é possível. Precisamos de homens que pensam grande. Como escrevi outro dia. O Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis um dia foi mato. O povo de Ivoti merece ter o nosso Parque com as mesmas atrações que o deles. Alguém se escala para fazer o projeto???

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.