Conecte-se conosco

Colunistas

Os caminhos que levam e passam por Linha Nova

04/03/2020 - 10h49min

Atualizada em 04/03/2020 - 10h49min

Além de uma comunidade pacífica e ordeira, a tranquilidade e a beleza da natureza são coisas raras de se ver e de viver. De uns anos para cá o que mais se ouve falar refere-se às pessoas se aposentando e procurando as localidades pequenas para morar. Com isso, querem fugir da violência, do trânsito conturbado, do barulho e das selvas de pedra, como são chamadas as cidades maiores r mais movimentadas.

BOA NOTÍCIA

Uma boa notícia foi a criação do Spassweg, o qual tem quatro trajetos mapeados e sinalizados com saída e chegada no Parque Municipal Georg Heinrich Ritter. Tanto as distâncias quanto os níveis de dificuldades são diversos. Por serem caminhos autoguiados a escolha do trajeto a percorrer é de livre escolha de cada pessoa ou grupo. Os roteiros são chamados de Caminho dos Pinheiros (mais longo), que sai do Centro, passa por Canto Bayer, Linha Olinda e Rincão da Serra, retornando ao ponto de partida. Depois vem o Caminho das Acácias, que sai do Centro e passa por Canto Scheibig, Canto Rückert e também volta ao ponto inicial. Tem ainda o Caminho das paineiras, que sai do mesmo ponto dos demais, passa pelo Roseiral, Roseiral Velho e Morro Grande e tem igualmente a chegada no Centro. Por fim, o Caminho dos Manacás, que sai do Parque Municipal, passa por Canto Lippert e retorna pelo Canto Karling e Canto Scheibig.

OITAVO

Há alguns anos Linha Nova já foi o menor município gaúcho em população. O RS tem 33 municípios com menos de 2000. Isso, segundo dados da Famurs, com base no Censo do IBGE de 2010. Segundo os números, o município é o oitavo em população. Em primeiro lugar entre os menores números populacionais vem André da Rocha, com 1216. Os demais menores, na sequência, são: União da Serra, Coqueiro Baixo, Engenho Velho, Montauri, Vista Alegre do Prata, Tupanci do Sul e, em oitavo lugar, Linha Nova, com 1.624.

JUSTAS

Justas homenagens estão sendo feitas às mulheres de Linha Nova neste mês de março, tendo o dia 8 como o dia que marca internacionalmente a homenagem a essas guerreiras que, historicamente, lutaram e lutam pelo direito a igualdade no trabalho, na família e na sociedade. A Prefeitura fez a comemoração no sábado, 29 de fevereiro, e a Câmara faz nesta semana a sua ação, com palestras tratando sobre igualdade e os direitos. Na terça à noite foi a extensionista da Emater, Rosângela Maria Zimmer, que palestrou sobre igualdade de gênero. Nesta quinta-feira, às 18h30, a delegada Cleusa Spinato aborda a questão da violência contra a mulher e os seus direitos. O local das palestras é a Casa da Oase.

MALICIOSOS

Defender-se dos ataques de hackers foi meta de palestra realizada na terça à noite, 2, na Escola 20 Março.
Há softwares que danificam dispositivos, roubam dados e causam prejuízos às pessoas e instituições. Por isso a ideia de se precaver, disse a secretária de Educação, Marli Schmitt.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.