Coluna Nova Petrópolis

Os idosos de Nova Petrópolis

27/09/2018 - 11h01min

Terça-feira de noite a Câmara de Vereadores prestou homenagem aos 11 grupos de terceira idade de Nova Petrópolis. Quero me unir às homenagens deles e também destacar este personagem tão querido e tão importante que é o idoso. Sim, muito importante. Apesar de já terem dado sua contribuição à sociedade, muitos idosos ainda exercem papeis de liderança como, por exemplo, na Oase. A cultura representada pela língua alemã está preservada principalmente graças aos idosos. Entre tantos outros motivos, eles também são importantes por preservar e transmitir valores através de seus exemplos. Este último ponto lhes é permitido pela experiência de vida. Que bom que temos em Nova Petrópolis muitos idosos! E que bom que eles, pelo menos em sua grande maioria, são muito bem cuidados por suas famílias e também pelo poder público. Um abraço a todos vocês, idosos.

11 GRUPOS

Destaque-se também outra proeza dos nossos idosos: eles mantêm em funcionamento 11 grupos de terceira idade. É um número muito expressivo e que demonstra o engajamento e a organização desse segmento. E são 11 grupos que não existem apenas no papel. As atividades deles nunca param.

LONGEVIDADE

No jornal nos acostumamos a trazer notícias sobre idosos de Nova Petrópolis que comemoram 90, 95, 100 anos, ou até mais. A longevidade é uma realidade na cidade e as estatísticas até apontam que Nova Petrópolis já superou a própria Terra da Longevidade, Veranópolis.

MELHOR IDADE, NÃO

Não gosto desse negócio de ficar escolhendo palavras bonitinhas para tentar melhorar a realidade. O nome disso é politicamente correto. As pessoas que querem ser politicamente corretas chamam a terceira idade de “melhor idade”. Isso não melhora a vida de nenhum idoso. A terceira idade é como qualquer outra, com todas as dificuldades que a vida nos apresenta. O envelhecimento traz as suas consequências e é por isso que temos o dever de cuidar bem de nossos idosos. Nada impede que a terceira ou mesmo a “quarta idade”, como alguns já falam, sejam as fases mais felizes e agradáveis na vida de uma pessoa. Que ótimo se assim for. Mas isso é uma condição pessoal de cada um e não uma transformação automática de quem completa 60 anos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário